Paleontologia

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01003735
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

A unidade curricular requer conhecimentos básicos acerca do ciclo geológico (Geologia Geral) e competências linguísticas em comunicação oral e escrita em português e inglês.

Métodos de Ensino

Ensino presencial com as seguintes componentes:

Teórica: essencialmente expositiva, recorrendo a meios audiovisuais para facilitar a compreensão de conceitos, metodologias e modelos.

Prática, teórico-prática ou de laboratório: resolução de problemas práticos, usando as metodologias e técnicas adequadas.

Trabalho de campo: trabalho cooperativo realizado em grupos de 3 elementos cada. Análise crítica final após a realização das tarefas no campo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende contribuir para que os alunos compreendam:

1) o conceito de fóssil como testemunho de representações de formas de vida do Passado;

2) o registo fóssil como argumento de base da Teoria da Evolução;

3) a Tabela Geocronológica como expressão da História da Vida na Terra;

4) o Património Paleontológico como georrecursos não renováveis de índole cultural, indispensáveis no reforço da literacia científica dos cidadãos.

 

Competências a desenvolver:

Instrumentais: competência em análise e síntese, competência para resolver problemas, competência em comunicação oral e escrita.

Pessoais: competência em raciocínio crítico e competência em trabalho em equipas interdisciplinares.

Sistémicas: competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, competência em planear e gerir, preocupação com a qualidade, competência em aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

A Paleontologia e as outras ciências.

Fossilização. Biostratonomia e diagénese. Estados mecânicos de fossilização. O caráter limitado do registo fóssil.

Sistemática e Taxonomia. Princípios de classificação. Regras de nomenclatura. Códigos de Nomenclatura Zoológica e Botânica. O indivíduo e a espécie. Categorias superiores.

Teoria da Evolução. Genética. Leis da evolução.

Biostratigrafia. Unidades estratigráficas. Fósseis-índice. Biozona e cronobiozona. Critérios para o estabelecimento de biozonas. Código de Nomenclatura Estratigráfica.

Modo de Vida. Alimentação. Respiração. Reprodução. Icnologia: tipos de preservação e nomenclatura. O significado dos icnofósseis. Icnofácies. Taxiologia.

Ecologia. Fatores externos. Relações entre organismos. Comunidades.

Biogeografia. Princípios. Regiões biogeográficas atuais. A evolução histórica das províncias faunísticas. Os principais eventos da História da Vida na Terra.

Paleontologia Aplicada.

Paleontologia e Sociedade. Património Paleontológico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Paiva Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Briggs, E. G. & Crowther, P. R. Ed. (1990). Palaeobiology. A synthesis. Blackwell Sc. Publ., Oxford, 583 p.

Chacón, M. L. & Rivas, P. Eds. (2009). Paleontología de Invertebrados. Soc. Esp. Paleontología, Inst. Geol. Min. España, Univ. Oviedo & Univ. Granada, 524 p.

Carvalho, I. S. Ed. (2010). Paleontologia. Conceitos. Métodos. Editora Interciência, Rio de Janeiro, Vol. 1, 734 p.

Carvalho, I. Ed. (2011). Paleontologia. Microfósseis. Paleoinvertebrados. Vol. 2, Editora Interciência, 531 p.

Domènech, R. & Martinell, J. (1996). Introducción a los fósiles. Masson, Barcelona, 288 p.

Henriques, M. H. (2010). Paleontologia e Educação para a Sustentabilidade. In: Carvalho, I. S. (Ed.), “Paleontologia”, 3ª Edição, Editora Interciência, Rio de Janeiro, Vol. 1, Cap. 35, pp. 577-588.

Ziegler, B. (1983). Introduction to Palaeobiology. General Palaeontology. Ellis Horwood Ser. Geol., Chichester, 225 p.