Dissertação em Superficies em Tribologia

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029668
Área Científica
Superfícies em Tribologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

No início do 1º semestre os temas de trabalho disponíveis são atribuídos aos alunos de acordo com critérios pré definidos. Pretende-se que o aluno desenvolva o tema proposto de forma autónoma, sendo definido entre este e o seu orientador um conjunto de reuniões periódicas para verificar o andamento do trabalho e ultrapassar dificuldades sentidas.

Resultados de Aprendizagem

A dissertação tem por objetivo a realização de um trabalho individual, de natureza científica e/ou tecnológica, acerca de um tema da área de conhecimento deste mestrado. Esse trabalho visa a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do ciclo. Esta dissertação poderá consistir num trabalho de investigação realizado nos laboratórios do CEMUC/DEM ou na aplicação em ambiente industrial das ferramentas da área da tribologia.. Neste último caso, o trabalho será parcialmente desenvolvido nas instalações de parceiros industriais selecionados de acordo com a sua capacidade para fornecer temas de trabalho interessantes e garantir a devida co-orientação ao aluno. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo da dissertação deverá originar um documento escrito e será defendido perante um Júri composto por docentes pertencentes à(s) área(s) de especialidade do tema desenvolvido (pelo menos de duas universidades do consórcio).

Estágio(s)

Não

Programa

A tese obedece a um programa de trabalho individual previamente definido pelo(s) orientador(es). De uma forma genérica, o trabalho a desenvolver envolverá: definição detalhada do problema a analisar; pesquisa bibliográfica; desenvolvimento e/ou aplicação de modelos; obtenção e quantificação de resultados; elaboração do relatório de síntese; apresentação pública final perante um júri.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
De modo a garantir o cumprimento dos prazos de entrega os alunos devem fazer uma apresentação intermédia do seu trabalho perante o responsável da unidade curricular e seu orientador.: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia recomendada pelo orientador em função do tema de trabalho a desenvolver / Recommended bibliography by the supervisors according to the theme to be developed.