Projeto de Superfícies de Contacto
2
2024-2025
02029657
Superfícies em Tribologia
Inglês
Presencial
Semestral
12.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Seminários durante o semestre. Uma vez que esta unidade curricular consiste na realização de um trabalho de síntese individual, faz todo o sentido que não existam aulas formais, havendo antes um acompanhamento personalizado de cada aluno por parte de um orientador especialista na área de conhecimento do trabalho a desenvolver.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem dois objetivos: (i) fornecer conceitos básicos sobre os principais modos de falha em engenharia mecânica e a forma como caracterizar o comportamento mecânico de um material de forma a prepará-los para a dissertação. Esta é uma parte fundamental para a compreensão do comportamento tribológico. (ii) realização por parte dos estudantes de um documento escrito sobre o tema da sua tese, devendo conter os aspectos relacionados com a revisão bibliográfica, a estratégia a utilizar e o contributo da tese para o tema em questão.São programados alguns seminários em que se abordarão temas sobre o comportamento mecânico, como deformações elásticas e plásticas, fractura dúctil e frágil, fadiga, desgaste e corrosão.
Estágio(s)
NãoPrograma
Seminários sobre os principais modos de falha em engenharia mecânica e a forma como caracterizar o comportamento mecânico de um material.
Esta disciplina obedece a um programa de trabalho individual previamente definido pelo(s) orientador(es). De uma forma genérica, o trabalho a desenvolver envolverá: definição detalhada do problema a analisar; pesquisa bibliográfica; desenvolvimento e/ou aplicação de modelos; elaboração do relatório de síntese; apresentação pública final perante um júri.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de um trabalho de síntese individual: 100.0%
Bibliografia
Broeck, D., Elementary Engineering Fracture Mechanics, Ed. Noordhoff, Holanda, 1974.
Hertzberg, R.W., Deformatio and of Fracture Mechanics of Engineering Materials, Ed. John Wiley Sons, London, 1979.
Rolfe and Barsom, Fracture and Fatigue Control in Structures. Applications of Fracture Mechanics, Ed. Prentice-Hall, 1977.
Barthélémy, B., Notions Practiques de Mécanique de la Rupture, Ed. Eyrolles, 1980.
Juvinall, R.C., Engineering Considerations of Stress, Strain and Strength, Ed. McGraw Hill, 1967.
Rooke, D.P., Cartwright, D.J., Compendium of Stress Intensity Factors, Here Majesty´s Stationery Office, London, 1976.
BS 7448: Part 1: 1991; Fracture Mechanics Toughness Methods Tests: Part 1. Methods for determination of K1c, critical CTOD and critical J values of metallic materials, British Standards Institution, 1991.