Projeto de Superfícies de Contacto

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029657
Área Científica
Superfícies em Tribologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminários durante o semestre. Uma vez que esta unidade curricular consiste na realização de um trabalho de síntese individual, faz todo o sentido que não existam aulas formais, havendo antes um acompanhamento personalizado de cada aluno por parte de um orientador especialista na área de conhecimento do trabalho a desenvolver.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem dois objetivos: (i) fornecer conceitos básicos sobre os principais modos de falha em engenharia mecânica e a forma como caracterizar o comportamento mecânico de um material de forma a prepará-los para a dissertação. Esta é uma parte fundamental para a compreensão do comportamento tribológico. (ii) realização por parte dos estudantes de um documento escrito sobre o tema da sua tese, devendo conter os aspectos relacionados com a revisão bibliográfica, a estratégia a utilizar e o contributo da tese para o tema em questão.São programados alguns seminários em que se abordarão temas sobre o comportamento mecânico, como deformações elásticas e plásticas, fractura dúctil e frágil, fadiga, desgaste e corrosão.

Estágio(s)

Não

Programa

Seminários sobre os principais modos de falha em engenharia mecânica e a forma como caracterizar o comportamento mecânico de um material.

Esta disciplina obedece a um programa de trabalho individual previamente definido pelo(s) orientador(es). De uma forma genérica, o trabalho a desenvolver envolverá: definição detalhada do problema a analisar; pesquisa bibliográfica; desenvolvimento e/ou aplicação de modelos; elaboração do relatório de síntese; apresentação pública final perante um júri.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de um trabalho de síntese individual: 100.0%

Bibliografia

Broeck, D., Elementary Engineering Fracture Mechanics, Ed. Noordhoff, Holanda, 1974.

Hertzberg, R.W., Deformatio and of Fracture Mechanics of Engineering Materials, Ed. John Wiley Sons, London, 1979.

Rolfe and Barsom, Fracture and Fatigue Control in Structures. Applications of Fracture Mechanics, Ed. Prentice-Hall, 1977.

Barthélémy, B., Notions Practiques de Mécanique de la Rupture, Ed. Eyrolles, 1980.

Juvinall, R.C., Engineering Considerations of Stress, Strain and Strength, Ed. McGraw Hill, 1967.

Rooke, D.P., Cartwright, D.J., Compendium of Stress Intensity Factors, Here Majesty´s Stationery Office, London, 1976.

BS 7448: Part 1: 1991; Fracture Mechanics Toughness Methods Tests: Part 1. Methods for determination of K1c, critical CTOD and critical J values of metallic materials, British Standards Institution, 1991.