Anos Incríveis: Programa para Educadores
1
2018-2019
02029503
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
2.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Discussão e apoio ao trabalho autónomo dos formandos e de aplicação de conteúdos na sua prática profissional através de supervisões, à distância e/ou presenciais, entre as sessões presenciais. Os formandos terão de aplicar as estratégias desenvolvidas e práticas nas sessões nos seus contextos profissionais. Nas sessões presenciais haverá também um momento da sessão que visa dar feedback a esse trabalho autónomo.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis, que permitirão aos formandos promover:
- nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de desenvolverem competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva
- nas crianças a redução da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças
- o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso está organizado em sete workshops que se desenvolvem em torno dos seguintes conteúdos:
1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias; 2 – O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos de comportamento. 3 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 4 - A motivação das crianças através de incentivos; 5 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 6 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 7 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
Gaspar, M. F.(2017).Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de educação de Infância:Especial 30 anos,112, 92-97
Seabra-Santos, M., Gaspar, M.,Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V.(2016).Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.).Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261
Webster-Stratton, C.(2012).Incredible Teachers: Nurturing children’s social,emotional and academic competence. Seattle:Incredible Years, Inc
Webster-Stratton, C.(2017).Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (Coord. Científica de M. Gaspar & M. Seabra-Santos). Braga:Psiquilibrios
Webster-Stratton, C., & Bywater, T. (2015).Incredible partnerships:Parents and teachers working together to enhance outcomes for children through a multi-modal evidence based program.Journal of Children's Services,10(3), 202-217