Anos Incríveis: Programa para Educadores

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02029503
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Discussão e apoio ao trabalho autónomo dos formandos e de aplicação de conteúdos na sua prática profissional através de supervisões, à distância e/ou presenciais, entre as sessões presenciais. Os formandos terão de aplicar as estratégias desenvolvidas e práticas nas sessões nos seus contextos profissionais. Nas sessões presenciais haverá também um momento da sessão que visa dar feedback a esse trabalho autónomo.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis, que permitirão aos formandos promover:

- nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de desenvolverem competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva

- nas crianças a redução da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças

- o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso está organizado em sete workshops que se desenvolvem em torno dos seguintes conteúdos:

 1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias; 2 – O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos de comportamento. 3 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 4 - A motivação das crianças através de incentivos; 5 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 6 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 7 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Gaspar, M. F.(2017).Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de educação de Infância:Especial 30 anos,112, 92-97

Seabra-Santos, M., Gaspar, M.,Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V.(2016).Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.).Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261

Webster-Stratton, C.(2012).Incredible Teachers: Nurturing children’s social,emotional and academic competence. Seattle:Incredible Years, Inc

Webster-Stratton, C.(2017).Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (Coord. Científica de M. Gaspar & M. Seabra-Santos). Braga:Psiquilibrios

Webster-Stratton, C., & Bywater, T. (2015).Incredible partnerships:Parents and teachers working together to enhance outcomes for children through a multi-modal evidence based program.Journal of Children's Services,10(3), 202-217