Anos Incríveis: Programa para Educadores

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02029503
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são essencialmente ativas e de participação, com recurso a apresentação de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos. Dado tratar-se de uma Oficina de Formação, fez ainda parte integrante da sua implementação a discussão e apoio ao trabalho autónomo, dos formandos, de aplicação de conteúdos na sua prática profissional.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis, que permitirão aos formandos:

- promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva

- a redução da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças

- o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso está organizado em seis workshops: 1 – O educador/professor pró-ativo e a construção de relações positivas com as crianças; 2 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 3- A motivação das crianças através de incentivos; 4 – Redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 5 – Redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 6 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
A avaliação é feita continuamente através: Da elaboração de planos de comportamento individuais para algumas crianças e da sua aplicação e Do registo, entre as sessões presenciais da oficina, das respostas das crianças às estratégias implementadas. Da produção de mensagens de “boas novas” para aumentar a comunicação e confiança com a família das crianças: 100.0%

Bibliografia

Vale, V. M. (2011). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para Educadores de Infância. (Dissertação de doutoramento não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra

Webster-Stratton, C. (1999). How to Promote Children’s Social and Emotional Competence. London: Sage.

Webster-Stratton, C. (2010). Os Anos Incríveis: Guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade (M. I., Donnas Botto, Trad.; M. F. Gaspar & M. J. Seabra-Santos, Revisão científica). Braga: Psiquilibrios Edições. (Original publicado em 2005)

Gaspar, M. (2007). Educação pré-escolar e promoção do bem-estar na infância e idade adulta – Novos desafios para velhas questões. In A. Fonseca, M. Seabra-Santos & M. Gaspar (Eds.). Psicologia e Educação: Novos e Velhos Temas (pp. 391-417). Coimbra: Almedina.