Anos Incríveis: Programa para Educadores
1
2016-2017
02029503
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
2.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são essencialmente ativas e de participação, com recurso a apresentação de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos. Dado tratar-se de uma Oficina de Formação, fez ainda parte integrante da sua implementação a discussão e apoio ao trabalho autónomo, dos formandos, de aplicação de conteúdos na sua prática profissional.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis, que permitirão aos formandos:
- promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva
- a redução da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças
- o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso está organizado em seis workshops: 1 – O educador/professor pró-ativo e a construção de relações positivas com as crianças; 2 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 3- A motivação das crianças através de incentivos; 4 – Redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 5 – Redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 6 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação é feita continuamente através: Da elaboração de planos de comportamento individuais para algumas crianças e da sua aplicação e Do registo, entre as sessões presenciais da oficina, das respostas das crianças às estratégias implementadas. Da produção de mensagens de “boas novas” para aumentar a comunicação e confiança com a família das crianças: 100.0%
Bibliografia
Vale, V. M. (2011). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para Educadores de Infância. (Dissertação de doutoramento não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra
Webster-Stratton, C. (1999). How to Promote Children’s Social and Emotional Competence. London: Sage.
Webster-Stratton, C. (2010). Os Anos Incríveis: Guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade (M. I., Donnas Botto, Trad.; M. F. Gaspar & M. J. Seabra-Santos, Revisão científica). Braga: Psiquilibrios Edições. (Original publicado em 2005)
Gaspar, M. (2007). Educação pré-escolar e promoção do bem-estar na infância e idade adulta – Novos desafios para velhas questões. In A. Fonseca, M. Seabra-Santos & M. Gaspar (Eds.). Psicologia e Educação: Novos e Velhos Temas (pp. 391-417). Coimbra: Almedina.