Seminário de Tese IV

Ano
3
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017900
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de metodologia científica

Métodos de Ensino

O seminário privilegiará métodos activos de ensino-aprendizagem com apresentação de conclusões da pesquisa empírica por parte dos doutorandos. Funcionará em sistema de b-learning, conjugando sessões presenciais com sessões síncronas de vídeo conferência.

Será estabelecida na primeira aula uma programação das actividades e produtos intermédios a realizar pelos estudantes mas sempre relacionados com a própria pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

O Seminário de Tese IV visa proporcionar um apoio adicional à elaboração da Tese, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento e análise de dados, e ao mesmo tempo constituir-se como um espaço de discussão coletiva do processo de trabalho de cada doutorando.

No final da unidade curricular os estudantes devem estar habilitados a discutir e analisar de forma articulada, crítica e reflexiva os dados obtidos via pesquisa empírica.

Estágio(s)

Não

Programa

Tendo em conta a prossecução da pesquisa ao longo dos três semestres, os conteúdos programáticos do Seminário de Tese IV centram-se no seguinte eixo:

Dos dados às conclusões:

1. Processos de tratamento de dados

2. A leitura dos dados: objetividade empírica e diálogos com a teoria

3. A comunicação das conclusões à comunidade científica e a terceiros: exigências académicas.

Docente(s) responsável(eis)

Helena da Silva Neves dos Santos Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 60.0%

Bibliografia

Para além da bibliografia específica referente a cada temática de estudo, são recomendadas as seguintes obras, entre outras:

In addition to specific references for each subject of study, the following works are recommended, among other:

 

Hammersley, M. (2008). Assessing Validity in Social Research. In Pertti Alasuutari, Leonard Bickman & Julia Brannen. The Sage Handbook of Social Research Methods. Sage Publ.

Yeasmin, S & Rahman, K.F. (2012). 'Triangulation' Research Method as the Tool of Social Science Research. BUP JOURNAL, Volume 1, Issue 1, 154-163.

Rosenthal James A. (2012). Statistics and Data Interpretation for Social Work. Springer.