Seminário de Tese II
2
2016-2017
03017868
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de metodologia científica
Métodos de Ensino
O ST II privilegiará métodos ativos de ensino-aprendizagem. Funcionará em sistema de b-learning, conjugando sessões presenciais com sessões por vídeo conferência.
Será estabelecida na primeira aula uma programação das actividades e produtos intermédios a realizar pelos estudantes mas sempre relacionados com a própria pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
O Seminário de Tese II visa proporcionar um apoio substantivo à elaboração da Tese, especificamente no que concerne à construção do próprio quadro teórico-concetual, e ao mesmo tempo constituir-se como um espaço de discussão coletiva do processo de trabalho de cada doutorando, consolidando competências analíticas e instrumentais em matéria de investigação científica em Serviço Social.
No final da uc o estudante deverá estar habilitado a construir o plano teórico detalhado da respetiva tese.
Estágio(s)
NãoPrograma
A) Epistemologia do objeto de pesquisa de cada doutorando: questões críticas
B) A teoria e os conceitos na construção do objeto de estudo
C) A construção de um quadro concetual próprio a partir da revisão teórico-documental
Docente(s) responsável(eis)
Helena da Silva Neves dos Santos Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 60.0%
Bibliografia
Para além da bibliografia específica referente a cada temática de estudo, são recomendadas as seguintes obras, entre outras:
In addition to specific references for each subject of study, the following works are recommended, among other:
Heather D'Cruz, Martyn Jones (2014). Social Work Research in Practice: Ethical and Political Contexts. Sage.
Thompson, Neil (2010). Theorizing Social Work Practice. Palgrave.
A Fortune, P McCallion and K Briar-Lawson (eds) (2010). Social Work Practice Research for the 21st Century, New York: Columbia University Press.