Metodologias Avançadas de Análise de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017843
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular privilegiará métodos ativos de ensino-aprendizagem sem prejuízo de momentos e tempos de apresentação e aprofundamento de conteúdos específicos pelos docentes. Procurar-se-á privilegiar a aplicação das técnicas ao trabalho concreto dos doutorandos, nomeadamente no âmbito do Projeto de Doutoramento.

Será estabelecida na primeira aula uma programação das actividades, conteúdos programáticos e produtos intermédios a realizar pelos estudantes.

Será estabelecido um horário para as actividades de tutoria, a qual poderá revestir diferentes modalidades.

Resultados de Aprendizagem

— Conhecer e saber utilizar metodologias qualitativas, quantitativas e mistas de análise de dados

— Fomentar a capacidade de compreensão da relação entre diferentes correntes epistemológicas da investigação social e diferentes estratégias de tratamento dos dados;

— Desenvolver competências analíticas e operativas no domínio da análise de dados

No final da unidade curricular os estudantes de doutoramento deverão compreender a adequação dos diferentes métodos ao objeto de estudo e a respectiva aplicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A análise qualitativa dos dados (AQD)
a. Pressupostos e diferentes sensibilidades epistemológicas
b. Grounded theory, codificação teórica e análise qualitativa de dados
c. Codificação temática
d. Outras metodologias de AQD
e. AQD assistida por computador (MaxQDA e outros softwares de análise de dados)

2. A análise de dados quantitativos: métodos estatísticos e análise de dados assistida por computador (SPSS)

3. Análise de dados em desenhos de investigação baseados em métodos mistos


Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

BRYMAN, A. (2008), Social Research Methods, Nova Iorque, Oxford University Press.

CHARMAZ, K. (2006), Constructing Grounded Theory: A Practical Guide Through Qualitative Analysis, Londres, Sage.

FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.

GLASER, B, e A Strauss (2008), The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Analysis, Pine Forge Press.

HESS-BIBER, S. (2010), Mixed Methods Research: Merging Theory with Practice, Nova Iorque, The Guilford Press.

NEUMAN W. L.(2009). Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches (7th Ed).Hardcover

SANTOS, C., ALMEIDA, H. & ALBUQUERQUE, C. (2013). A dimensão político-estratégica da investigação qualitativa em SS. In A. Arcoverde (org). Metodologias qualitativas de pesquisa em serviço social. Recife: UFPE.

RUBIN,A & BABBIE, E. (2010). Essential Research Methods for Social Work. Brooks/Cole.