Metodologia de Investigação Científica
1
2018-2019
03017804
Metodologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular privilegiará métodos activos de ensino-aprendizagem sem prejuízo de momentos e tempos de apresentação e aprofundamento de conteúdos específicos pelo docentes.
Será estabelecida na primeira aula uma programação das actividades, conteúdos programáticos e produtos intermédios a realizar pelos estudantes.
Será estabelecido um horário para as actividades de tutoria, a qual poderá revestir diferentes modalidades
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
— Consolidar e desenvolver competências analíticas e instrumentais em matéria de investigação científica;
— Fomentar a capacidade de compreensão da relação entre diferentes correntes epistemológicas da investigação científica e diferentes abordagens metodológicas;
Competências:
— Ser capaz de identificar um objecto de investigação
— Conhecer o papel da teoria no âmbito das diferentes tradições epistemológicas, designadamente a articulação entre revisão da literatura e construção de um quadro conceptual.
— Identificar e seleccionar a estratégia de investigação mais adequada à pesquisa a efectuar;
— Ser capaz de construir um desenho de investigação empírica;
— Fundamentar epistemologicamente as opções metodológicas da investigação;
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A inv. em ciências sociais e SS
1.1. Debate em torno da disciplina do trabalho científico
1.2. Finalidades e objetivos de uma tese de doutoramento
1.3. A construção do projeto de inv.: critérios de qualidade e estruturação
2. Revisão da Literatura e teoria na construção do objeto de estudo
2.1. O papel da teoria na inv.
2.2. A construção de um quadro concetual
3. Epistemologia e metodologia na inv.
3.1. Inv. científica e correntes epistemológicas
3.2. As estratégias de inv. e lógicas de inquérito
3.3. Inv. qualitativa:atualidade,fundamentos,características e processos
3.4. Epistemologia da investigação qualitativa:diferentes correntes e perspetivas
a) Fenomenologia
b) Interpretativismo
c) Hermenêutica
4. Da epistemologia às estratégias de inv.
4.1. A importância do método na inv. científica
4.2. Opções da investigação e sua justificação
5. Estratégias de inv. e desenho metodológico da pesquisa
Docente(s) responsável(eis)
Helena da Silva Neves dos Santos Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
ANFARA, V. and Mertz, N. (2006), Theoretical Frameworks in Qualitative Research. London, Sage.
BLAIKIE, N. (2000), Designing Social Research. Cambridge: Polity Press.
BLAIKIE, N. (2009), Approaches to Social Enquiry. Cambridge: Polity Press.
CARDOSO, T., ALARCÃO, I., e ANTUNES, J. (2010), Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento. Porto: Porto Editora.
DENZIN, N., & LINCOLN, Y. (Eds.). (2003). The Landscape of Qualitative Research - Theories and Issues. Thousands Oaks, London, New Deli: Sage.
ENGEL, R. e SCHUTT, R. (2005), The Practice of Researche in Social Work, Londres: Sage.
FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
FORTIN, M-F (2006), Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação, Loures: Lusodidacta.
GAUTHIER, B. (ed) (2003), Investigação Social – da problemática à colheita de dados, Loures: Lusodidacta.
MALCOM, C. (2009), The Social Work Dissertation, Berkshire: Open University Presss.
MORRIS, T. (2006), Social Work Research Methods, Thousands Oaks: Sage.
POLIT, Denise; Cheryl Tatano Beck, e Bernadette P. Hungler (2006), Fundamentos de Pequisa em Enfermagem – métodos, avaliação e utilização. São Paulo: Artmed.
RAGIN, C. (1994), Constructing Social Research, Thousands Oaks: Pine Forge Press.
SANTOS SILVA e J. Madureira Pinto (org.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
SCHUTT, R. (2009), Investigating the Social World: The Process and Practice of Research, Thousands Oaks: Pine Forge Press.