Seminário: Temas e Debates em Serviço Social I

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017797
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O Seminário contará com a colaboração de inv., especialistas de reconhecido mérito, doutorandos, e outros convidados, de Univ. nacionais e estrangeiras, de modo a assegurar a partilha de conhecimentos e de experiências essencial para a construção de um pensamento analítico, exigente e multifacetado. Assim sendo, o Seminário centrar-se-á na análise de textos, trabalhos de grupo, conferências e debates, privilegiando-se modelos interativos de ensino-aprendizagem.

A avaliação terá por base a participação dos mestrandos nos espaços de contacto coletivo, por via da análise e apresentação de textos.

Resultados de Aprendizagem

O Seminário de Temas e Debates em Serviço Social I, em consonância com os objetivos a prosseguir no primeiro semestre do Curso de Doutoramento pretende promover:

- Reflexão complexa, em torno dos grandes debates sociais e científicos contemporâneos, que sejam considerados essenciais para a fundamentação analítica das abordagens privilegiadas no Programa de Doutoramento e para a construção reflexiva do objeto de estudo e do respetivo modelo de análise.

- Identificar e discutir paradigmas e problemáticas, sociais, políticas e económicas, à luz dos (novos) dados das sociedades atuais.

No final da Unidade Curricular o doutorando deve ser capaz de demonstrar capacidades de análise crítica, reflexividade e argumentação adequadas ao objecto de estudo que pretende investigar.

Estágio(s)

Não

Programa

Eixos de discussão intimamente articulados:

1. Processos de re-experimentação e redimensionamento das políticas públicas vs leituras complexas da Questão Social contemporânea

2. “Confiança Activa” e Re-emergência do sujeito na retórica filosófica, política e social da actualidade. Implicações na intervenção social

3. Invisibilidade social e processos de ação: novas complexidades, novos paradigmas, novas formas de intervir

4. Políticas Públicas e Capacitação: análises críticas e novas perspectivas.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Doel; Mark & Shardlow, Steven (2012) Modern Social Work Practice. USA: Ashgate Editor

Santos, Clara; Albuquerque, Cristina & Almeida, Helena (2013)(Org.) Serviço Social: Mutações e Desafios. Imprensa da Universidade de Coimbra

Reisch, Michael (2014). The Routledge International Handbook of Social Justice. USA: Routledge.

Faleiros, Vicente P. (2014). Globalização, correlação de forças e serviço social. Cortez Editora

Sheedy, Martin (2013). Core Themes In Social Work: Power, Poverty, Politics And Values. EUA: OUP