Investigação em Serviço Social: Desafios e Tendências
1
2020-2021
03017786
Serviço Social
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Todas as sessões incluem um elemento substancial de trabalho de exercício de colaboração. Grande parte é elaborado a partir de pesquisas recentes e produção académica. Os estudantes serão incentivados a pensar sobre aspetos muitas vezes concebidos como dados adquiridos - por exemplo, o que podemos dizer quando falamos de 'método', 'prática', “evidência”, etc, e a ilustrar as perspectivas de pesquisa debatidas.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as perspetivas distintivas da investigação em S. Social.
2. Compreender e ser capaz de discutir algumas das questões centrais no âmbito da investigação em Serviço social
3. Ser capaz de avaliar criticamente algumas das principais fontes
4. Ser capaz de avaliar criticamente a contribuição da investigação em Serviço Social no âmbito mais amplo das ciências sociais
No final da unidade curricular o estudante de doutoramento deve ser capaz de aplicar as aprendizagens aos respetivos projetos de pesquisa
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Investigação em Serviço Social como capacitação para a Compreensão e Aprendizagem
2. Investigação em Serviço Social e promoção da Justiça na Prática Profissional
3. Tem a Investigação em Serviço Social um Carácter Distinto?
4. Investigação na Prática Profissional e Investigação Académica
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Paper de sistematização sobre a investigação científica no campo do SS nas últimas décadas: 70.0%
Bibliografia
Shaw, I. & K Briar-Lawson, J Orme and R Ruckdeschel (2010). Sage Handbook of Social Work Research London: Sage Publications Inc.
Becker, S. & Alan Bryman and Harry Ferguson (2012). Understanding Research for Social Policy and Social Work: Themes, Methods and Approaches. Bristol: Policy Press.
Shaw, I. and Lunt, N. (2011) ‘Navigating Practitioner Research’ British Journal of Social Work 41 (8): 1548-1565.