Teoria do Serviço Social Contemporâneo
1
2020-2021
03017775
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular privilegiará a dimensão de debate e análise crítica de textos de referência, comportando igualmente momentos de apresentação e aprofundamento de conteúdos específicos pelos docentes. Em cada unidade do programa serão desenvolvidos fóruns de discussão, ancorados nos objectivos e conteúdos da unidade curricular, preparados e dinamizados pelos estudantes em consonância com as preocupações analíticas das respectivas teses de doutoramento (a plasmar no projeto de tese a apresentar no final do 2.º semestre).
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Compreender a discutir criticamente o processo de construção do conhecimento em Serviço Social na atualidade, nomeadamente os desafios associados à articulação entre conhecimento científico, conhecimento prático e conhecimento “indígena”;
- Desenvolver um debate aprofundado sobre a (re)configuração da teoria do Serviço S. na contemporaneidade, à luz dos contributos do pensamento e da teoria social atual, e respetivas aplicações na prática profissional;
- Promover um debate aprofundado e uma leitura actual sobre os valores centrais do Serviço Social e respectivas influências no quadro da pesquisa e da intervenção.
No final da uc os doutorandos deverão ser capazes de discutir criticamente as grandes orientações científicas e axiológicas contemporâneas e as respetivas implicações para a produção de conhecimento e para a prática do Serviço Social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Construção do conhecimento em Serviço Social
1.1. As novas configurações e debates sobre as relações entre a teoria e a prática profissional: do conhecimento científico aos conhecimentos “indígenas”
1.2. Associações e dissociações entre Serviço Social e Ciências sociais: questões críticas
2. Teoria do Serviço Social: Debates Contemporâneos Aprofundados
2.1. Tradições clássicas e críticas: reinterpretações atuais e contributos para a compreensão das problemáticas sociais atuais e da ação do SS
2.2. Por uma teoria integrada do Serviço Social - Novas perspetivas do pensamento social e contributos teórico-concetuais para a (re)construção do saber e da intervenção do Serviço Social contemporâneo
3. Revisitar os valores fundamentais do S. Social: agenda ética renovada para o conhecimento e para a ação.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
-Austin, Michael J. (2014). Social Justice and Social Work: Rediscovering a Core Value of the Profession. Sage Publications.
-Gray, Mel & James Midgley, Stephen A Webb (2012). The SAGE Handbook of Social Work. Sage Publications Ltd.
-Healy, Lynne M. & Rosemary J. Link (2012). Handbook of International Social Work: Human Rights, Development, and the Global Profession. Oxford University Press.
-Carvalho, I & Pinto, C (orgs) (2013) Serviço Social, Teorias e Práticas. Lisboa: PACTOR Edições de Ciências Sociais e Politica Contemporânea.
-Netto, J. P. (2010). A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social; Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional; Brasília.