Teoria do Serviço Social Contemporâneo

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017775
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular privilegiará a dimensão de debate e análise crítica de textos de referência, comportando igualmente momentos de apresentação e aprofundamento de conteúdos específicos pelos docentes. Em cada unidade do programa serão desenvolvidos fóruns de discussão, ancorados nos objectivos e conteúdos da unidade curricular, preparados e dinamizados pelos estudantes em consonância com as preocupações analíticas das respectivas teses de doutoramento (a plasmar no projeto de tese a apresentar no final do 2.º semestre).

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

- Compreender a discutir criticamente o processo de construção do conhecimento em Serviço Social na atualidade, nomeadamente os desafios associados à articulação entre conhecimento científico, conhecimento prático e conhecimento “indígena”;

- Desenvolver um debate aprofundado sobre a (re)configuração da teoria do Serviço S. na contemporaneidade, à luz dos contributos do pensamento e da teoria social atual, e respetivas aplicações na prática profissional;

- Promover um debate aprofundado e uma leitura actual sobre os valores centrais do Serviço Social e respectivas influências no quadro da pesquisa e da intervenção.

No final da uc os doutorandos deverão ser capazes de discutir criticamente as grandes orientações científicas e axiológicas contemporâneas e as respetivas implicações para a produção de conhecimento e para a prática do Serviço Social.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Construção do conhecimento em Serviço Social

1.1. As novas configurações e debates sobre as relações entre a teoria e a prática profissional: do conhecimento científico aos conhecimentos “indígenas” 

1.2. Associações e dissociações entre Serviço Social e Ciências sociais: questões críticas

2. Teoria do Serviço Social: Debates Contemporâneos Aprofundados

2.1. Tradições clássicas e críticas: reinterpretações atuais e contributos para a compreensão das problemáticas sociais atuais e da ação do SS

2.2. Por uma teoria integrada do Serviço Social - Novas perspetivas do pensamento social e contributos teórico-concetuais para a (re)construção do saber e da intervenção do Serviço Social contemporâneo

3. Revisitar os valores fundamentais do S. Social: agenda ética renovada para o conhecimento e para a ação.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

-Austin, Michael J. (2014). Social Justice and Social Work: Rediscovering a Core Value of the Profession. Sage Publications.

-Gray, Mel & James Midgley, Stephen A Webb (2012). The SAGE Handbook of Social Work. Sage Publications Ltd.

-Healy, Lynne M. & Rosemary J. Link (2012). Handbook of International Social Work: Human Rights, Development, and the Global Profession. Oxford University Press.

-Carvalho, I & Pinto, C (orgs) (2013) Serviço Social, Teorias e Práticas. Lisboa: PACTOR Edições de Ciências Sociais e Politica Contemporânea.

-Netto, J. P. (2010). A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social; Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional; Brasília.