Didáctica da Educação Física II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029490
Área Científica
Didactica Específica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
16.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões com alternância entre inst. direta, reflexão e prod. de conhecimentos e instr. (individ. e em grupo)

Sessões privil. o trab. de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem inst. de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação

Promove-se a aut. e a resolução de probl., visando a integr. entre os cont. teóricos e práticos, esta traduzida em:

- situações de micro-ensino adaptado, planeadas, implementadas e refletidas em grupos

- sit. reais de interv. no contexto escolar (rede de esc. do Estágio Pedagógico)

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular está concebida como um espaço em que diferentes conhecimentos confluem para a reflexão crítica, a caracterização de situações e a aplicação criteriosa de saberes. No final da sua frequência, os alunos devem ser capazes de:

- organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas no âmbito das modalidades individuais, adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF).

- usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adotar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Análise dos PNEF e respetiva articulação vertical e horizontal dos diferentes níveis programáticos em modalidades individuais.

2. Intervenção pedagógica: critérios de qualidade e noções de eficácia das modalidades desportivas individuais.

3. Diferenciação do ensino – estratégias, possibilidades e constrangimentos específicos das modalidades individuais.

4. Contextualização do desenvolvimento da condição física.

5. Planeamento, realização e observação/análise do ensino em contexto simulado, nas matérias de Ginástica Acrobática; Saltos de Minitrampolim; Dança; Patinagem e Badminton.

6. Construção de propostas de planeamento no âmbito de dois dos níveis de planeamento: plano de período ou ciclo e plano ou projeto de aula privilegiando o uso das matérias respeitantes às modalidades desportivas individuais.

Docente(s) responsável(eis)

Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bento, J (2003), Planeamento e Avaliação em Educação Física. 3ªEd., Lisboa: L. Horizonte.

Bryan, C & Solmon, M (2012). Student motivation in physical education and engagement in physical activity. Journal of Sport Behavior, 35(3), 276-285.

Mesquita, I (2005). A Pedagogia do Treino. A Formação em Jogos Desportivos Colectivos. Lisboa: L. Horizonte.

Piéron, M (2005). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Físico-Deportivas. 2ª Ed.,INDE, Barcelona.

Ramos, V, Graça, A. & Nascimento, J (2008). O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estrutura e implicações à formação em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 22, nº 2, 161-171.

Rosado, A & Mesquita, I (2009). Pedagogia do Desporto: Melhorar a aprendizagem optimizando a instrução. Lisboa: Ed. FMH, 69-130.

Siedentop, D (2000). Developing Teaching Skills in Physical Education. (4ª ed.). Ed. McGraw-Hill Comp.

Silva, E & Nobre, P (2008). Perfil do professor de Educação Física. IX Congresso da SPCE. Lisboa.