Didáctica da Educação Física II
1
2019-2020
02029490
Didactica Específica
Português
Presencial
Semestral
16.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões com alternância entre inst. direta, reflexão e prod. de conhecimentos e instr. (individ. e em grupo)
Sessões privil. o trab. de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem inst. de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação
Promove-se a aut. e a resolução de probl., visando a integr. entre os cont. teóricos e práticos, esta traduzida em:
- situações de micro-ensino adaptado, planeadas, implementadas e refletidas em grupos
- sit. reais de interv. no contexto escolar (rede de esc. do Estágio Pedagógico)
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular está concebida como um espaço em que diferentes conhecimentos confluem para a reflexão crítica, a caracterização de situações e a aplicação criteriosa de saberes. No final da sua frequência, os alunos devem ser capazes de:
- organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas no âmbito das modalidades individuais, adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF).
- usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adotar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Análise dos PNEF e respetiva articulação vertical e horizontal dos diferentes níveis programáticos em modalidades individuais.
2. Intervenção pedagógica: critérios de qualidade e noções de eficácia das modalidades desportivas individuais.
3. Diferenciação do ensino – estratégias, possibilidades e constrangimentos específicos das modalidades individuais.
4. Contextualização do desenvolvimento da condição física.
5. Planeamento, realização e observação/análise do ensino em contexto simulado, nas matérias de Ginástica Acrobática; Saltos de Minitrampolim; Dança; Patinagem e Badminton.
6. Construção de propostas de planeamento no âmbito de dois dos níveis de planeamento: plano de período ou ciclo e plano ou projeto de aula privilegiando o uso das matérias respeitantes às modalidades desportivas individuais.
Docente(s) responsável(eis)
Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bento, J (2003), Planeamento e Avaliação em Educação Física. 3ªEd., Lisboa: L. Horizonte.
Bryan, C & Solmon, M (2012). Student motivation in physical education and engagement in physical activity. Journal of Sport Behavior, 35(3), 276-285.
Mesquita, I (2005). A Pedagogia do Treino. A Formação em Jogos Desportivos Colectivos. Lisboa: L. Horizonte.
Piéron, M (2005). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Físico-Deportivas. 2ª Ed.,INDE, Barcelona.
Ramos, V, Graça, A. & Nascimento, J (2008). O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estrutura e implicações à formação em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 22, nº 2, 161-171.
Rosado, A & Mesquita, I (2009). Pedagogia do Desporto: Melhorar a aprendizagem optimizando a instrução. Lisboa: Ed. FMH, 69-130.
Siedentop, D (2000). Developing Teaching Skills in Physical Education. (4ª ed.). Ed. McGraw-Hill Comp.
Silva, E & Nobre, P (2008). Perfil do professor de Educação Física. IX Congresso da SPCE. Lisboa.