Didáctica da Educação Física I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029484
Área Científica
Didactica Específica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
16.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões teórico-práticas com alternância entre instrução direta, reflexão e produção de conhecimentos e instrumentos (individualmente e em grupo).

Privilegia-se o trabalho de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem instrumentos de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação.

Promove-se a autonomia e a resolução de problemas, visando a inter-relação entre os conteúdos das componentes teórica e prática, esta traduzida em situações de microensino adaptado, planeadas, implementadas e refletidas em grupos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular está concebida como um espaço em que diferentes conhecimentos confluem para a reflexão crítica, a caracterização de situações e a aplicação criteriosa de saberes. No final da sua frequência, os alunos devem ser capazes de:

- organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas no âmbito dos jogos desportivos coletivos, adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF).

- usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adotar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Programas Nacionais de EF: finalidades, objetivos gerais e níveis de especificação e organização curricular.

2. Análise vertical e horizontal dos diferentes níveis programáticos nas matérias de Jogos Desportivos Coletivos (JDC).

3. Intervenção pedagógica: critérios de qualidade e noções de eficácia geral e específica dos JDC.

4. Observação pedagógica: fundamentos, sistemas de observação e respetiva aplicação prática.

5. Estilos de ensino e estratégias de ensino em Educação Física: abordagem conceptual e consequências para o planeamento.

6. Diferenciação do ensino: estratégias, possibilidades e constrangimentos.

7. Contextualização do desenvolvimento da condição física.

8. Planeamento, realização e observação/análise do ensino em contexto reais e simulados nas matérias dos JDC.

9. Construção de propostas de planeamento no âmbito dos três níveis de planeamento: plano anual, plano de período ou ciclo e plano ou projeto de aula privilegiando o uso das matérias dos JDC.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R. (2013).O Estágio Profissional Enquanto Espaço de Formação Profissional. Ed. Educar

Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R. (2014).Formação Inicial de Professores: Reflexão e Investigação da Prática Profissional, Ed. Educar

Piéron, M. & Carreira da Costa, F. (1995).L`expertise dans l´enseignment des activities physique et sportives. Rev. de L`Education Physique, 35 (4), 159-171

Piéron, M. (1993).Education physique et sport: analyser l'enseignement pour mieux enseigner. Éditions Revue EPS, 16

Programas Nacionais de Educação Física, Ministério da Educação, Set. 2001

Ribeiro da Silva, E.(2012). Formação Inicial de Professores - Avaliação do Modelo de Estágio Pedagógico em Educação Física no Ensino Superior Universitário. Coimbra: FCDEF-UC

Rosado, A. & Colaço, C. (2002).Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Lisboa: Ed. FMH

Siedentop, D. (1991). Developing teaching skills in Physical Education. (3ª ed.). Palo Alto: Mayfield Publishing Company.