Didáctica da Educação Física I
1
2019-2020
02029484
Didactica Específica
Português
Presencial
Semestral
16.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões teórico-práticas com alternância entre instrução direta, reflexão e produção de conhecimentos e instrumentos (individualmente e em grupo).
Privilegia-se o trabalho de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem instrumentos de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação.
Promove-se a autonomia e a resolução de problemas, visando a inter-relação entre os conteúdos das componentes teórica e prática, esta traduzida em situações de microensino adaptado, planeadas, implementadas e refletidas em grupos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular está concebida como um espaço em que diferentes conhecimentos confluem para a reflexão crítica, a caracterização de situações e a aplicação criteriosa de saberes. No final da sua frequência, os alunos devem ser capazes de:
- organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas no âmbito dos jogos desportivos coletivos, adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF).
- usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adotar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Programas Nacionais de EF: finalidades, objetivos gerais e níveis de especificação e organização curricular.
2. Análise vertical e horizontal dos diferentes níveis programáticos nas matérias de Jogos Desportivos Coletivos (JDC).
3. Intervenção pedagógica: critérios de qualidade e noções de eficácia geral e específica dos JDC.
4. Observação pedagógica: fundamentos, sistemas de observação e respetiva aplicação prática.
5. Estilos de ensino e estratégias de ensino em Educação Física: abordagem conceptual e consequências para o planeamento.
6. Diferenciação do ensino: estratégias, possibilidades e constrangimentos.
7. Contextualização do desenvolvimento da condição física.
8. Planeamento, realização e observação/análise do ensino em contexto reais e simulados nas matérias dos JDC.
9. Construção de propostas de planeamento no âmbito dos três níveis de planeamento: plano anual, plano de período ou ciclo e plano ou projeto de aula privilegiando o uso das matérias dos JDC.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R. (2013).O Estágio Profissional Enquanto Espaço de Formação Profissional. Ed. Educar
Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R. (2014).Formação Inicial de Professores: Reflexão e Investigação da Prática Profissional, Ed. Educar
Piéron, M. & Carreira da Costa, F. (1995).L`expertise dans l´enseignment des activities physique et sportives. Rev. de L`Education Physique, 35 (4), 159-171
Piéron, M. (1993).Education physique et sport: analyser l'enseignement pour mieux enseigner. Éditions Revue EPS, 16
Programas Nacionais de Educação Física, Ministério da Educação, Set. 2001
Ribeiro da Silva, E.(2012). Formação Inicial de Professores - Avaliação do Modelo de Estágio Pedagógico em Educação Física no Ensino Superior Universitário. Coimbra: FCDEF-UC
Rosado, A. & Colaço, C. (2002).Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Lisboa: Ed. FMH
Siedentop, D. (1991). Developing teaching skills in Physical Education. (3ª ed.). Palo Alto: Mayfield Publishing Company.