Relatório de Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029473
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

O Relatório Final de Estágio sendo um trabalho escrito, individual e original, em que o estagiário é convidado a demonstrar competências de análise crítica fundamentada e reflexão aprofundada a partir da sua experiência no Estágio Pedagógico, tem por método de ensino um processo de acompanhamento/orientação tutorial da parte do orientador da faculdade.

Faz parte integrante deste RFE o desenvolvimento dum tema-problema, escolhido segundo os interesses/dificuldades sentidas pelo estagiário durante o ano lectivo, no Estágio Pedagógico, assumindo-se a resolução de problemas como método de ensino.

Resultados de Aprendizagem

Esta tarefa, a apresentar no final do ano, mas que deve ser trabalhada ao longo daquele, integra a dimensão transversal da ética profissional, designadamente no que diz respeito à capacidade de reflexão do aluno estagiário.

Da análise do rumo traçado por si no início do ano lectivo e do trabalho desenvolvido, espera-se que o aluno seja capaz de produzir uma reflexão estruturada e solidamente fundamentada sobre o percurso que efectuou, constituindo um momento de síntese. O Relatório de Estágio é um trabalho escrito, individual e original, em que o estagiário é convidado a demonstrar competências de análise crítica fundamentada e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico, com apresentação e discussão pública.

Em termos académicos, este é um trabalho deve respeitar, de forma genuína e contextualizada, os princípios do rigor científico, da correção da escrita, da organização lógica do conteúdo e da originalidade.

Estágio(s)

Não

Programa

O documento deve privilegiar:

• reflexividade sobre o trabalho desenvolvido concretamente no âmbito das duas dimensões descritas no Guia de Estágio (Actividades de Ensino-aprendizagem e Atitude Ético-profissional), revelando as competências de leitura da realidade e do seu questionamento e a procura de uma intervenção/transformação justificada e fundamentada.

• integração de conhecimentos de carácter científico na análise de situações e/ou problemas e na fundamentação e/ou comentário de opções e de estratégias tomadas por si ou por outros para alteração da realidade experienciada.

• coerência, rigor e clareza em todo o seu conteúdo e forma.

• singularidade do seu percurso de formação, na articulação entre expectativas iniciais, o contexto vivido e respectivas condições, o trabalho desenvolvido e os resultados formativos obtidos - pelos alunos, pela turma e pelo(a) professor(a)-estagiário(a).

• perspectiva futura relativa ao desenvolvimento profissional.

Docente(s) responsável(eis)

Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório que obedece a um processo avaliativo especifico, traduzido no seguinte referencial: Conteúdo e Estrutura 2 valores; Contextualização da prática 3 valores; Análise reflexiva 6 valores; Aprofundamento de tema/problema 6 valores; Apresentação e Discussão do Relatório 3 valores : 100.0%

Bibliografia

Albuquerque, A. & Graça. A. (2000). A aula planeada, a percepção da aula realizada e a aula observada. Revista Horizonte, 16(41), 34-39

Bogan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Porto Ed. Damas, M. J. e Ketele, J. M. (1985). Observar para avaliar. Coimbra: Edições Livraria Almedina.

Flores, M. A. (2000). Indução ao ensino – desafios e constrangimentos. Lisboa: Ed. Inst. de Inovação Educacional

Moreira, J. (2010). Portefólio do professor reflexivo. Porto: Porto Ed.

Silva, E. & Neves, C. (Abril/Maio 2009). Qualidade pedagógica: Perspectivas de quem ensina e de quem aprende. Artigo do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, Portugal

Silva, E. e Nobre, P. (Abril/Maio, 2008). Perfil do professor de Educação Física. Artigo do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lisboa, Portugal

Silva, E., Fachada, M. e Nobre, P. (2001). Guia de Estágio Pedagógico 2011-2012 [Doc. de Apoio]. Coimbra: FCDEF-UC