Investigação-Acção

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029462
Área Científica
Formação na Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se com o acompanhamento tutorial do estudante, apoiando a sua reflexão, o contacto directo com outros intervenientes no desenvolvimento do projecto e elaboração do produto final. A reflexão é realizada em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos participam no seu desenvolvimento profissional e das escolas, adoptando atitudes críticas face ao quotidiano profissional, num trabalho de investigação-ação de identificação e intervenção num problema local, na retroalimentação da sua ação, bem como na capacidade de o incluir na agenda de discussão de grupos ou da escola.

Competências inerentes ao ciclo de estudos: Usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adoptar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.

Diagnosticar situações educativas, usando instrumentos de observação e análise de dados qualitativos e quantitativos, de modo a compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas. Participar em projectos de investigação-acção e na organização, administração e gestão escolar.

Estágio(s)

Não

Programa

A investigação-acção: natureza e modalidades. Modelos e procedimentos da investigação-ação.
Métodos e técnicas de investigação aplicada em contexto educacional.
A concretização dos temas/problemas a tratar no contexto de estágio resultam de um processo de reflexão orientada, assumindo um alcance variável; situam-se nas áreas do desenvolvimento profissional docente (actividade física, pedagogia e didáctica, currículo, organização escolar e ética profissional), podendo abordar-se temas de amplitude considerável desde a criação/adaptação de métodos inovadores e/ou facilitadores de ensino, a análise do grau de relevância e exequibilidade do programa nacional ou a análise de iniciativas organizacionais.    

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Teste de conhecimentos – 20.0%; Projecto - 80.0%. : 100.0%

Bibliografia

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.


Cohen, L. e Manion, L. (1990). Métodos de Investigación Educativa. Madrid: La Muralla, S.A.


Dolbec, A. (2003). A investigação-ação. In B. Gauthier (Dir.) Investigação Social. Da problemática à colheita de dados.
Loures: Lusociência.


Esteves, M. (2002). A investigação enquanto estratégia de formação de professores. Um estudo. Lisboa: IIE.


McKernan, J. (2001). Investigación-acción y curriculum. Madrid: Morata.


Perrenoud, Ph. (1993). Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação. Perspectivas Sociológicas. Lisboa: D. Quixote.