Organização e Gestão do Desporto Escolar

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029451
Área Científica
Formação na Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas no formato de seminários, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada em trabalho de campo e na resolução de problemas e apresentação de soluções.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante deve demonstrar as seguintes competências: [1] conhecer e aplicar o modelo conceptual do desporto escolar; [2] conhecer e aplicar as principais dimensões do desporto escolar, designadamente o ensino, o treino, a recreação e a competição; [3] utilizar instrumentos de análise e suporte na tomada de decisão; [4] construir e dinamizar um quadro de atividades desportivas internas e externas.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] O contexto da gestão do desporto escolar - O que é a gestão do desporto? Características únicas do desporto. Setores do desporto: especificidades do setor escolar.

[2] Gestão de pessoas no âmbito do desporto escolar - Aspetos essenciais da gestão de pessoas. A gestão de pessoas no desporto escolar é especial?

[3] A estrutura organizacional do desporto escolar - O que é a estrutura organizacional? Dimensões da estrutura

organizacional.

[4] O pensamento estratégico na organização e na gestão do desporto escolar - Princípios de gestão estratégica. Porquê empreender a gestão estratégica? O processo de gestão estratégica do desporto escolar.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é efetuada com base na elaboração de um plano de dinamização de atividades desportivas escolares internas e externas (80%), incluindo apresentação oral (20%).: 100.0%

Bibliografia

Cunha LM (2007). Os Espaços do Desporto, Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Edições Almedina.

Decreto-Lei nº 95/91, de 26 de fevereiro.

Hoye R, Smith A, Nicholson M, Stewart B & Westerbeek H (2009). Sport Management, Principles and Applications (2nd Ed.), Oxford: Butterworth-Heinemann.

Ministério da Educação (2013). Programa do Desporto Escolar 2013-2017.

Mintzberg H, Ahlstrand B & Lampel J (2000). Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planeamento estratégico, Porto Alegre: Bookman.