Organização e Administração Escolar
2
2019-2020
02029449
Formação Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões de ensino de natureza coletiva para apropriação de conteúdos, complementadas com tarefas de exploração de fontes bibliográficas; ensino orientado para a construção, em pequeno grupo, de trabalho escrito resultante de contacto com professores com cargos de gestão em contexto real.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular assenta na mobilização de conhecimentos inerentes ao desenvolvimento das competências de gestão dos professores nas escolas tendo em vista uma primeira aplicação daqueles conhecimentos e competências no período de prática pedagógica supervisionada. Pretende-se que o aluno diagnostique e identifique criticamente fatores e características relativas ao desempenho docente na dimensão de gestão escolar, adquira competências que lhe permitam participar em processos organizacionais próprios da gestão intermédia e avaliar criticamente as possibilidades de intervenção docente no âmbito destes processos.
Competências definidas no âmbito do ciclo de estudos:
- Participar em projetos de investigação-ação e na organização, administração e gestão escolar.
- Promover a conceção, construção, desenvolvimento, planificação e avaliação de projetos educativos e curriculares em diferentes dimensões e níveis institucionais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A emergência e consolidação do modelo escolar na configuração das estruturas atuais.
2. A tradicional centralização do sistema educativo português e políticas de territorialização.
3. Novas formas de regulação como produto da redefinição do papel do Estado: o caso da Europa ocidental.
4. Estruturação do atual sistema educativo e do regime de administração e gestão das escolas.
5. Metáforas aplicáveis às organizações escolares e síntese das contribuições para a análise das organizações escolares.
6. Formas de poder nas organizações escolares.
7. Culturas organizacionais, culturas profissionais e clima de escola como determinantes do processo de gestão intermédia.
8. Modelos e estilos de liderança. Gestão e liderança de topo.
9. Gestão intermédia: caracterização dos cargos e perfil de competências requeridas; possibilidades e constrangimentos dos contextos concretos.
10. Fatores de eficácia na escola: ênfase na liderança, autonomia e colaboração.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Adelino Machado Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Barroso, J. (2006). Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Univ. Aberta.
Costa, J. A.; Mendes, A. N.; Ventura, A. (orgs.) 2000. Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares. Aveiro: Univ. Aveiro.
Formosinho, J. et al. (2000). Políticas educativas e autonomia das escolas. Porto: Ed. ASA.
Gomes, R. (2005). O governo da educação em Portugal: Coimbra: Imprensa da Universidade.
Gomes, R. (1998). Culturas de escola e identidades dos professores. Lisboa: Educa.
Gomes, R.; Coelho, M. (2007). Articulação curricular e cultura de escola – estudo de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, n.º 41-2.
Hargreaves, A. (1999). Os professores em tempos de mudança. London: McGraw-Hill.
Nóvoa, A. (1995). As Organizações Escolares em Análise. Lisboa: IIE, Dom Quixote, Lisboa.
Sá, V. (1997). Racionalidades e práticas na gestão pedagógica: o caso do director de turma. Lisboa: IIE.
Sergiovanni, T. J. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Porto: Ed. ASA.