Organização e Administração Escolar

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029449
Área Científica
Formação Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza coletiva para apropriação de conteúdos, complementadas com tarefas de exploração de fontes bibliográficas; ensino orientado para a construção, em pequeno grupo, de trabalho escrito resultante de contacto com professores com cargos de gestão em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular assenta na mobilização de conhecimentos inerentes ao desenvolvimento das competências de gestão dos professores nas escolas tendo em vista uma primeira aplicação daqueles conhecimentos e competências no período de prática pedagógica supervisionada. Pretende-se que o aluno diagnostique e identifique criticamente fatores e características relativas ao desempenho docente na dimensão de gestão escolar, adquira competências que lhe permitam participar em processos organizacionais próprios da gestão intermédia e avaliar criticamente as possibilidades de intervenção docente no âmbito destes processos.

Competências definidas no âmbito do ciclo de estudos:

- Participar em projetos de investigação-ação e na organização, administração e gestão escolar.

- Promover a conceção, construção, desenvolvimento, planificação e avaliação de projetos educativos e curriculares em diferentes dimensões e níveis institucionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A emergência e consolidação do modelo escolar na configuração das estruturas atuais.

2. A tradicional centralização do sistema educativo português e políticas de territorialização.

3. Novas formas de regulação como produto da redefinição do papel do Estado: o caso da Europa ocidental.

4. Estruturação do atual sistema educativo e do regime de administração e gestão das escolas.

5. Metáforas aplicáveis às organizações escolares e síntese das contribuições para a análise das organizações escolares.

6. Formas de poder nas organizações escolares.

7. Culturas organizacionais, culturas profissionais e clima de escola como determinantes do processo de gestão intermédia.

8. Modelos e estilos de liderança. Gestão e liderança de topo.

9. Gestão intermédia: caracterização dos cargos e perfil de competências requeridas; possibilidades e constrangimentos dos contextos concretos.

10. Fatores de eficácia na escola: ênfase na liderança, autonomia e colaboração.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Barroso, J. (2006). Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Univ. Aberta.

Costa, J. A.; Mendes, A. N.; Ventura, A. (orgs.) 2000. Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares. Aveiro: Univ. Aveiro.

Formosinho, J. et al. (2000). Políticas educativas e autonomia das escolas. Porto: Ed. ASA.

Gomes, R. (2005). O governo da educação em Portugal: Coimbra: Imprensa da Universidade.

Gomes, R. (1998). Culturas de escola e identidades dos professores. Lisboa: Educa.

Gomes, R.; Coelho, M. (2007). Articulação curricular e cultura de escola – estudo de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, n.º 41-2.

Hargreaves, A. (1999). Os professores em tempos de mudança. London: McGraw-Hill.

Nóvoa, A. (1995). As Organizações Escolares em Análise. Lisboa: IIE, Dom Quixote, Lisboa.

Sá, V. (1997). Racionalidades e práticas na gestão pedagógica: o caso do director de turma. Lisboa: IIE.

Sergiovanni, T. J. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Porto: Ed. ASA.