Necessidades Educativas Especiais em Educação Física
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2024-2025
02029438
Formação Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino inclui a exposição de temas teóricos e teórico-práticos através do recurso a aulas expositivas, meios audiovisuais e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.
A avaliação contínua consiste na realização de tarefas em grupo acerca dos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento teórico-prático na intervenção com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e respetiva inclusão nas aulas de Educação Física no contexto do ensino regular. No final da unidade curricular os futuros professores devem ser capazes de planear e implementar programas adequados às necessidades específicas de todos os alunos.
Competências a desenvolver:
- Compreender a definição e a classificação das NEE e dominar as estratégias educativas de acordo com o perfil de cada população;
- Inventariar materiais e recursos disponíveis e utilizar estratégias adequadas à inclusão na aula de EF;
- Propor tarefas adequadas ao perfil e à disponibilidade psicomotora das diferentes NEE, nomeadamente: deficiências auditiva, visual, física, intelectual e perturbações do espetro do autismo.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Retrospectiva histórica: da educação especial à inclusão.
- A realidade nacional em termos de educação inclusiva.
- Estratégias de ensino para estudantes com NEE.
- A avaliação em EF adaptada.
- Taxonomia da deficiência e das NEE.
- Deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência motora, deficiência intelectual, perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.
- Apresentação e simulação de atividades visando a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de EF: deficiência auditiva; deficiência visual; deficiência motora; deficiência intelectual; perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Planificação e apresentação de exercícios, no qual se pretende que os estudantes simulem uma atividade adaptada a jovens com NEE, no contexto de uma aula de EF inclusiva, para cada uma das condições de deficiência: 30.0%
Aferição da aptidão física de alunos com NEE, no contexto da aula de EF : 30.0%
Trabalho de campo em os alunos são estimulados a entrevistar agentes do ensino inclusivo, integrado num trabalho de síntese e de investigação de um tema. É realizado em grupo e apresentado na aula, seguido de debate e questionamento interactivo : 40.0%
Bibliografia
Bautista, R. (1997). Necessidades Educativas Especiais. Edição Portuguesa, Lisboa: Dinalivro.
APCC- NRC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos, Leonardo da Vinci
projetos-piloto.
Ferreira, J.P. & Campos, M.J. (2002). Ensino Integrado em Educação Física: Textos de apoio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra.
Hernández, M., Rodriguez, A., Jané, T. & Gres, N. (1999). Actividad Física Adaptada. El Juego y los alumnos com discapacidad. 2ª Ed. Paidotribo.
Rodrigues, D. (Org.) (2007). Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH.
Sherrill, C. (2003). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. McGraw-Hill.
Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. Human Kinetics.
Winnick, J.P. & Short, F. X. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics.