Necessidades Educativas Especiais em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029438
Área Científica
Formação Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino inclui a exposição de temas teóricos e teórico-práticos através do recurso a aulas expositivas, meios audiovisuais e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.

A avaliação contínua consiste na realização de tarefas em grupo acerca dos conteúdos programáticos da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Promover o conhecimento teórico-prático na intervenção com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e respetiva inclusão nas aulas de Educação Física no contexto do ensino regular. No final da unidade curricular os futuros professores devem ser capazes de planear e implementar programas adequados às necessidades específicas de todos os alunos.

Competências a desenvolver:

- Compreender a definição e a classificação das NEE e dominar as estratégias educativas de acordo com o perfil de cada população;

- Inventariar materiais e recursos disponíveis e utilizar estratégias adequadas à inclusão na aula de EF;

- Propor tarefas adequadas ao perfil e à disponibilidade psicomotora das diferentes NEE, nomeadamente: deficiências auditiva, visual, física, intelectual e perturbações do espetro do autismo.

Estágio(s)

Não

Programa

- Retrospectiva histórica: da educação especial à inclusão.

- A realidade nacional em termos de educação inclusiva.

- Estratégias de ensino para estudantes com NEE.

- A avaliação em EF adaptada.

- Taxonomia da deficiência e das NEE.

- Deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência motora, deficiência intelectual, perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.

- Apresentação e simulação de atividades visando a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de EF: deficiência auditiva; deficiência visual; deficiência motora; deficiência intelectual; perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Planificação e apresentação de exercícios, no qual se pretende que os estudantes simulem uma atividade adaptada a jovens com NEE, no contexto de uma aula de EF inclusiva, para cada uma das condições de deficiência: 30.0%
Aferição da aptidão física de alunos com NEE, no contexto da aula de EF : 30.0%
Trabalho de campo em os alunos são estimulados a entrevistar agentes do ensino inclusivo, integrado num trabalho de síntese e de investigação de um tema. É realizado em grupo e apresentado na aula, seguido de debate e questionamento interactivo : 40.0%

Bibliografia

Bautista, R. (1997). Necessidades Educativas Especiais. Edição Portuguesa, Lisboa: Dinalivro.

APCC- NRC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos, Leonardo da Vinci

projetos-piloto.

Ferreira, J.P. & Campos, M.J. (2002). Ensino Integrado em Educação Física: Textos de apoio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra.

Hernández, M., Rodriguez, A., Jané, T. & Gres, N. (1999). Actividad Física Adaptada. El Juego y los alumnos com discapacidad. 2ª Ed. Paidotribo.

Rodrigues, D. (Org.) (2007). Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH.

Sherrill, C. (2003). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. McGraw-Hill.

Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. Human Kinetics.

Winnick, J.P. & Short, F. X. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics.