Fundamentos do Treino em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029427
Área Científica
Formação na Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões teórico-práticas com alternância entre instrução direta, experimentação, reflexão e produção de conhecimentos e instrumentos (individual e grupo), privilegiando-se o trabalho de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem instrumentos de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação no âmbito das capacidades coordenativas.

Promove-se a autonomia e a resolução de problemas, visando a inter-relação entre os conteúdos de maior pendor teórico e prático.

Resultados de Aprendizagem

Focada no conhecimento das estratégias de utilização do exercício, a unidade curricular considera o seu contributo no desenvolvimento da aptidão física, devendo os estudantes:

- Conhecer e aplicar estratégias de avaliação e mecanismos de controlo no treino das capacidades condicionais e coordenativas.

- Compreender a necessidade de utilizar rotinas de aquecimento e retorno à calma adequadas aos conteúdos predominantes da atividade.

- Desenvolver e aplicar estratégias adequadas ao desenvolvimento das qualidades condicionais básicas: a resistência, a força, a velocidade e a flexibilidade.

- Reconhecer a necessidade de utilização de exercícios regenerativos prevenindo estados de fadiga indesejáveis.

- Conhecer e aplicar os princípios do treino promovendo a adaptação através de opções de planeamento a prazo e de acordo com o estádio de desenvolvimento e maturação dos alunos.

- Conhecer os diferentes métodos de trabalho de desenvolvimento das capacidades coordenativas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Programas de avaliação da condição física.

2. Definição de programas de intervenção e de monitorização no desenvolvimento das capacidades bimotores adequados ao plano anual da turma, considerando as diferentes matérias.

3. Métodos de treino contínuos e por intervalos (intervalado e de repetições), aplicáveis ao treino capacidades biomotoras em meio escolar.

4. Desenvolvimento da resistência, de longa e média duração

5. Desenvolvimento da força, potência e força de resistência

6. Desenvolvimento da velocidade, tempo de reação, capacidade de aceleração e velocidade máxima de execução acíclica e cíclica

7. Desenvolvimento da flexibilidade estática e dinâmica

8. Rotinas de aquecimento e recuperação

9. Classificação das capacidades coordenativas

10. Métodos e estratégias de desenvolvimento das capacidades coordenativas nas aulas de EF e sua integração nos três níveis de planeamento: anual, de ciclo de ensino e de aula.

11. Variações na execução e variações das condições externas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação deste módulo prevê a realização de uma frequência com o valor de 40% do total, assim como o desenvolvimento dum trabalho de planeamento, implementação e apreciação crítica, em resposta a um problema enunciado (60% do total).: 100.0%

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