Fundamentos do Treino em Educação Física
1
2019-2020
02029427
Formação na Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões teórico-práticas com alternância entre instrução direta, experimentação, reflexão e produção de conhecimentos e instrumentos (individual e grupo), privilegiando-se o trabalho de grupo, de aplicação de conhecimentos e análise crítica, de que resultem instrumentos de planeamento/conceção devidamente justificados e/ou relatórios de análise crítica daquela aplicação no âmbito das capacidades coordenativas.
Promove-se a autonomia e a resolução de problemas, visando a inter-relação entre os conteúdos de maior pendor teórico e prático.
Resultados de Aprendizagem
Focada no conhecimento das estratégias de utilização do exercício, a unidade curricular considera o seu contributo no desenvolvimento da aptidão física, devendo os estudantes:
- Conhecer e aplicar estratégias de avaliação e mecanismos de controlo no treino das capacidades condicionais e coordenativas.
- Compreender a necessidade de utilizar rotinas de aquecimento e retorno à calma adequadas aos conteúdos predominantes da atividade.
- Desenvolver e aplicar estratégias adequadas ao desenvolvimento das qualidades condicionais básicas: a resistência, a força, a velocidade e a flexibilidade.
- Reconhecer a necessidade de utilização de exercícios regenerativos prevenindo estados de fadiga indesejáveis.
- Conhecer e aplicar os princípios do treino promovendo a adaptação através de opções de planeamento a prazo e de acordo com o estádio de desenvolvimento e maturação dos alunos.
- Conhecer os diferentes métodos de trabalho de desenvolvimento das capacidades coordenativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Programas de avaliação da condição física.
2. Definição de programas de intervenção e de monitorização no desenvolvimento das capacidades bimotores adequados ao plano anual da turma, considerando as diferentes matérias.
3. Métodos de treino contínuos e por intervalos (intervalado e de repetições), aplicáveis ao treino capacidades biomotoras em meio escolar.
4. Desenvolvimento da resistência, de longa e média duração
5. Desenvolvimento da força, potência e força de resistência
6. Desenvolvimento da velocidade, tempo de reação, capacidade de aceleração e velocidade máxima de execução acíclica e cíclica
7. Desenvolvimento da flexibilidade estática e dinâmica
8. Rotinas de aquecimento e recuperação
9. Classificação das capacidades coordenativas
10. Métodos e estratégias de desenvolvimento das capacidades coordenativas nas aulas de EF e sua integração nos três níveis de planeamento: anual, de ciclo de ensino e de aula.
11. Variações na execução e variações das condições externas.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Manuel Pinto Lopes Rama
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação deste módulo prevê a realização de uma frequência com o valor de 40% do total, assim como o desenvolvimento dum trabalho de planeamento, implementação e apreciação crítica, em resposta a um problema enunciado (60% do total).: 100.0%
Bibliografia
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