Estágio Pedagógico
2
2019-2020
02029416
Iniciação à Prática Profissional
Português
Presencial
39.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter concluído as unidades curriculares constantes do 1.º ano do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Métodos de Ensino
Privilegia-se um modelo de supervisão pedagógica que combina o domínio das técnicas e estratégias de intervenção e a informação do estagiário acerca das competências a desenvolver e da sua tradução em objetivos operacionais, característico de um modelo beaviorista, com a construção do conhecimento de forma ativa na ação e sistematizado pela reflexão, próprio do cenário reflexivo, assim como o aprofundamento do cariz reflexivo do processo de desenvolvimento profissional, onde se procura que lhes sejam proporcionadas experiências e/ou contextos diversificados à luz dum cenário ecológico.
Resultados de Aprendizagem
Através de um processo de prática profissional autónoma, embora orientada e supervisionada, são desenvolvidas, a par da ética profissional, três tipos de competências traduzidas em objetivos:
1. Competências de conceção - planear o ensino, fundamentando-o nos conhecimentos profissionais e científicos de forma a atender ao enunciado dos programas oficiais, através duma seleção de objetivos, conteúdos, metodologias de ensino e estratégias adaptadas à realidade do contexto.
2. Competências de realização - conhecer as técnicas e estratégias de ensino respeitantes às quatro grandes dimensões de intervenção pedagógica (Instrução, Gestão, Clima e Disciplina) e mobilizá-las de forma a incrementar as aprendizagens dos seus alunos.
3. Competências de avaliação - avaliar as aprendizagens dos alunos na sua dimensão diagnóstica, formativa e sumativa, construindo e/ou selecionando corretamente os processos, técnicas e instrumentos de avaliação para o efeito.
Estágio(s)
SimPrograma
O EP tem por objetivo, através duma prática docente em situação real e orientada, favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos, de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes, ao que está subjacente um conjunto de tarefas estruturadas em três dimensões:
Planeamento – após decisões acerca do modelo de ensino, deverá elaborar um plano anual para a turma, que deverá dar origem a outras unidades de planificação - didáticas e de aula.
Realização - deverá leccionar as aulas e o processo de ensino-aprendizagem será realizado pela utilização de indicadores de qualidade, sobre a eficácia pedagógica. Poderão ser propostas formas complementares de aquisição das competências específicas desta dimensão.
Avaliação - deverá produzir os documentos de planificação da avaliação e relatórios de avaliação diagnostica, formativa e sumativa, referentes às aprendizagens dos alunos, fornecendo indicações acerca das diferenças entre os resultados esperados e os alcançados.
Docente(s) responsável(eis)
Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
- Avaliação (1. Dimensão Atividades de Ensino-Aprendizagem (16 valores): - Planeamento – 4 valores – Intervenção Pedagógica – 8 valores - Avaliação das aprendizagens – 4 valores 2. Dimensão Atitude Ético-Profissional – 4 valores - 100.0%): 100.0%
Bibliografia
Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R.(2013).O Estágio Profissional Enquanto Espaço de Formação Profissional. Ed. Educar
Batista, P., Queirós, P. & Rolim, R. (2014).Formação Inicial de Professores: Reflexão e Investigação da Prática Profissional, Ed. Educar
Piéron, M. & Carreira da Costa, F.(1995).L`expertise dans l´enseignment des activities physique et sportives. Rev. de L`Education Physique, 35 (4), 159-171
Piéron, M.(1993).Education physique et sport: analyser l'enseignement pour mieux enseigner. Éditions Revue EPS, 16
Programas Nacionais de Educação Física, Ministério da Educação, Set. 2001
Ribeiro da Silva, E.(2012). Formação Inicial de Professores-Avaliação do Modelo de Estágio Pedagógico em Educação Física no Ensino Superior Universitário. Coimbra: FCDEF-UC
Rosado, A. & Colaço, C.(2002). Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Lisboa: Ed. FMH
Siedentop, D. (1991).Developing teaching skills in Physical Education. (3ª ed.). Palo Alto: Mayfield Publishing Company.