Desporto e Saúde em Contexto Escolar
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2019-2020
02029405
Formação na Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método de ensino presencial com aulas expositivas no formato de seminários, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada em trabalho de campo e na resolução de problemas e apresentação de soluções.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o estudante deve: [1] conhecer e aplicar o modelo conceptual da relação entre o desporto escolar e a saúde; [2] conhecer e aplicar os modelos paradigmáticos das relações entre o desporto e a saúde; [3] conhecer e aplicar as principais metodologias de avaliação da condição física relacionada com a saúde; [4] utilizar instrumentos epidemiológicos de caraterização da aptidão funcional e metabólica; [5] a capacidade para construir um quadro conceptual de prescrição e monitorização do treino em contexto escolar, na perspetiva da saúde.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Conceptualização: desporto; condição física; saúde. Interligações dos conceitos; [2] componentes da condição física: cardiorespiratória; morfológica; músculo-esquelética; percetivo-cinética; metabólica; [3] epidemiologia da atividade física e saúde em contexto escolar; [4] níveis de prevenção: primordial; primário; secundário; terciário; quaternária; [5] princípios gerais e específicos de prescrição para a saúde; [6] atividade física e risco cardiovascular; [7] avaliação da aptidão física em contexto escolar. Aplicação de baterias de testes. Interpretação de resultados.
Docente(s) responsável(eis)
Raul Agostinho Simões Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é efetuada com base na elaboração de um plano de dinamização de atividades desportivas em contexto escolar (80%), visando a saúde, incluindo apresentação oral (20%).: 100.0%
Bibliografia
American College of Sports Medicine (2009). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Bonita, R., Beaglehole, R. & Kjellstrom, T. (2006). Basic epidemiology. Geneva: World Health Organization.
Bouchard, C. & Shephard, R. J. (1994). Physical activity, fitness, and health: The model and key concepts. In C. Bouchard, R. J. Shephard & T. Stephens (Eds.), Physical activity, fitness, and health, Champaign. IL: Human Kinetics, 77-88.
Krotee, M. L. & Bucher C. A. (2007). Management of Physical Education and Sport, New York: McGrawHill.
Martins, R. (2006). Exercício físico e saúde pública. Lisboa: Livros Horizonte.
Swain, D. P. & Leutholtz B. C. (2007). Exercise prescription. Champaign, IL: Human Kinetics.