Desporto e Saúde em Contexto Escolar

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029405
Área Científica
Formação na Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas no formato de seminários, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada em trabalho de campo e na resolução de problemas e apresentação de soluções.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante deve: [1] conhecer e aplicar o modelo conceptual da relação entre o desporto escolar e a saúde; [2] conhecer e aplicar os modelos paradigmáticos das relações entre o desporto e a saúde; [3] conhecer e aplicar as principais metodologias de avaliação da condição física relacionada com a saúde; [4] utilizar instrumentos epidemiológicos de caraterização da aptidão funcional e metabólica; [5] a capacidade para construir um quadro conceptual de prescrição e monitorização do treino em contexto escolar, na perspetiva da saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Conceptualização: desporto; condição física; saúde. Interligações dos conceitos; [2] componentes da condição física: cardiorespiratória; morfológica; músculo-esquelética; percetivo-cinética; metabólica; [3] epidemiologia da atividade física e saúde em contexto escolar; [4] níveis de prevenção: primordial; primário; secundário; terciário; quaternária; [5] princípios gerais e específicos de prescrição para a saúde; [6] atividade física e risco cardiovascular; [7] avaliação da aptidão física em contexto escolar. Aplicação de baterias de testes. Interpretação de resultados.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é efetuada com base na elaboração de um plano de dinamização de atividades desportivas em contexto escolar (80%), visando a saúde, incluindo apresentação oral (20%).: 100.0%

Bibliografia

American College of Sports Medicine (2009). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

Bonita, R., Beaglehole, R. & Kjellstrom, T. (2006). Basic epidemiology. Geneva: World Health Organization.

Bouchard, C. & Shephard, R. J. (1994). Physical activity, fitness, and health: The model and key concepts. In C. Bouchard, R. J. Shephard & T. Stephens (Eds.), Physical activity, fitness, and health, Champaign. IL: Human Kinetics, 77-88.

Krotee, M. L. & Bucher C. A. (2007). Management of Physical Education and Sport, New York: McGrawHill.

Martins, R. (2006). Exercício físico e saúde pública. Lisboa: Livros Horizonte.

Swain, D. P. & Leutholtz B. C. (2007). Exercise prescription. Champaign, IL: Human Kinetics.