Currículo e Avaliação em Educação Física
1
2019-2020
02029394
Formação Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões teóricas de ensino de natureza coletiva, com instrução direta. Trabalho de campo e sessões práticas de aprendizagem cooperativa orientadas para a resolução de problemas contextualizados e para a dinâmica de projeto, incluindo sessões de orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina é um espaço de análise do desenvolvimento do currículo e da avaliação em Educação Física.
O aluno deve ser capaz de:
• Compreender a planificação do processo de ensino-aprendizagem;
• Dominar práticas de conceção, planificação, condução e avaliação do currículo;
• Compreender a evolução das ideias e práticas de avaliação;
• Diferenciar modelos, processos, modalidades de avaliação em EF;
• Construir e aplicar sistemas e instrumentos de avaliação em EF.
Competências do ciclo de estudos:
Organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos programas nacionais da disciplina.
Diagnosticar situações educativas, usando instrumentos de observação e análise de dados qualitativos e quantitativos, compreendendo a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema I – CONTEXTO E TEORIA DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO
• Teoria do currículo.
• Evolução das ideias e práticas de avaliação.
Tema II – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO EM PORTUGAL
• Perspectivas curriculares tecnológicas e humanistas.
• Organização curricular do ensino em Portugal. Papel do professor e da escola.
• Modelos de avaliação.
• Avaliação educacional em Portugal.
Tema III – MODELOS CURRICULARES EM EF
Estudos Culturais em Atividade Física e Desporto, Responsabilidade Pessoal e Social, Educação para a Aventura, Educação ao Ar Livre, a Abordagem Temática das Capacidades, Teaching Games for Understanding - TGFU, Educação Desportiva, Educação para a Condição Física.
Tema IV – AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EF
• Fundamentos e funções da avaliação pedagógica em EF.
• A desigualdade perante a avaliação e a norma escolares. Erros de avaliação.
• Instrumentos de avaliação, técnicas de observação em avaliação e critérios de qualidade.
• Parâmetros, indicadores e critérios de avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Bernardes Nobre
Métodos de Avaliação
Avaliação
Dois testes individuais (40%) e da elaboração de um portefólio de grupo (60%, com trabalho de campo e sínteses).: 100.0%
Bibliografia
AFONSO, A. (1998). Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Braga: Universidade do Minho.
ALLAL, L., CARDINET; J. et PERRENOUD, Ph. (Coord.) (1986). A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina.
BAILEY, R. (Ed.) (2010). Physical Education for Learning: a Guide for Secondary Schools. London: Continuum.
CAPEL, S e WHITEHEAD, M. (Ed.) (2010). Learning to Teach Physical Education at the Secondary School: A Companion to School Experience (3 Ed.). London: Routledge.
HERNANDEZ ÁLVAREZ, J. y VELAZQUEZ BUENDIA, R. (Coord.) (2004). La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar. Barcelona: Graó.
Lund, J. e Tannehill, D. (2005). Standards-Based Physical Education Curriculum Development. Sudbury: Jones & Bartlet Publishers.
NOBRE, P. (2006). Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola. Tese de mestrado. Lisboa: FPCE-UL.