Currículo e Avaliação em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029394
Área Científica
Formação Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas de ensino de natureza coletiva, com instrução direta. Trabalho de campo e sessões práticas de aprendizagem cooperativa orientadas para a resolução de problemas contextualizados e para a dinâmica de projeto, incluindo sessões de orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina é um espaço de análise do desenvolvimento do currículo e da avaliação em Educação Física.

O aluno deve ser capaz de:

• Compreender a planificação do processo de ensino-aprendizagem;

• Dominar práticas de conceção, planificação, condução e avaliação do currículo;

• Compreender a evolução das ideias e práticas de avaliação;

• Diferenciar modelos, processos, modalidades de avaliação em EF;

• Construir e aplicar sistemas e instrumentos de avaliação em EF.

Competências do ciclo de estudos:

Organizar o ensino e promover aprendizagens de atividades físicas e desportivas adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didáticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos programas nacionais da disciplina.

Diagnosticar situações educativas, usando instrumentos de observação e análise de dados qualitativos e quantitativos, compreendendo a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema I – CONTEXTO E TEORIA DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO

• Teoria do currículo.

• Evolução das ideias e práticas de avaliação.

Tema II – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO EM PORTUGAL

• Perspectivas curriculares tecnológicas e humanistas.

• Organização curricular do ensino em Portugal. Papel do professor e da escola.

• Modelos de avaliação.

• Avaliação educacional em Portugal.

Tema III – MODELOS CURRICULARES EM EF

Estudos Culturais em Atividade Física e Desporto, Responsabilidade Pessoal e Social, Educação para a Aventura, Educação ao Ar Livre, a Abordagem Temática das Capacidades, Teaching Games for Understanding - TGFU, Educação Desportiva, Educação para a Condição Física.

Tema IV – AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EF

• Fundamentos e funções da avaliação pedagógica em EF.

• A desigualdade perante a avaliação e a norma escolares. Erros de avaliação.

• Instrumentos de avaliação, técnicas de observação em avaliação e critérios de qualidade.

• Parâmetros, indicadores e critérios de avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dois testes individuais (40%) e da elaboração de um portefólio de grupo (60%, com trabalho de campo e sínteses).: 100.0%

Bibliografia

AFONSO, A. (1998). Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Braga: Universidade do Minho.

ALLAL, L., CARDINET; J. et PERRENOUD, Ph. (Coord.) (1986). A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina.

BAILEY, R. (Ed.) (2010). Physical Education for Learning: a Guide for Secondary Schools. London: Continuum.

CAPEL, S e WHITEHEAD, M. (Ed.) (2010). Learning to Teach Physical Education at the Secondary School: A Companion to School Experience (3 Ed.). London: Routledge.

HERNANDEZ ÁLVAREZ, J. y VELAZQUEZ BUENDIA, R. (Coord.) (2004). La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar. Barcelona: Graó.

Lund, J. e Tannehill, D. (2005). Standards-Based Physical Education Curriculum Development. Sudbury: Jones & Bartlet Publishers.

NOBRE, P. (2006). Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola. Tese de mestrado. Lisboa: FPCE-UL.