Metodologia da Matemática

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02029383
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

2 semestres de Análise, de Álgebra, de Geometria e de Probabilidades e Estatística.

Métodos de Ensino

Apresentação pelo professor, leitura e discussão de textos. Observação de aulas portuguesas e de aulas gravadas noutros países.

Resultados de Aprendizagem

Analisar o lugar da formação matemática no currículo escolar do Básico e Secundário, refletindo sobre as diferentes vias matemáticas existentes em Portugal e noutros países. Reflexão sobre a natureza e métodos do trabalho matemático: experimentação-conjetura-prova-generalização. Vias de integração da Matemática e das Ciências da Educação e papel da Didática da Matemática. A problemática da avaliação, dos exames nacionais e dos estudos internacionais comparativos. Leituras comentadas de autores relevantes. Reflexão sobre o papel do estágio pedagógico e desafios do início da carreira do jovem professor de matemática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O currículo atual de Matemática em Portugal e vários outros países europeus, asiáticos e americanos.

2. O trabalho do matemático e do professor de matemática

3. Métodos da Matemática; a demonstração.

4. A modelação matemática e as aplicações.

5. O ensino de Probabilidades e Estatística

6. As Ciências da Educação e o papel do professor de Matemática.

7. Didática(s)

8. A avaliação em matemática; exames nacionais; estudos internacionais.

9. Autores de referência: Polya, Bento Caraça, Davis e Hersch, Stewart, Devlin, Sebastião e Silva.

10. O estágio pedagógico e o ano de indução.

11. O insucesso em Matemática.

Docente(s) responsável(eis)

Helena Maria Mamede Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Projecto: 30.0%

Bibliografia

A Philip Davis, Reuben Hersh - A experiência Matemática, Gradiva, 1995

M. Paula Serra de Oliveira (coord.) - Teias Matemáticas, Gradiva/Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004

G. Polya - Como resolver problemas, Gradiva, 2003

John Allen Paulos - Notícias e Matemática, Publicações Europa-América, 1997

João Pedro da Ponte e outros - Reflectir e investigar sobre a prática profissional, APM, 2002

C. Sagan, Biliões e Biliões, Gradiva, 2013

A. Aczel, O último teorema de Fermat, Gradiva, 1997

Bento de Jesus Caraça - Conceitos Fundamentais da Matemática, Gradiva. Lisboa, 1998

Keith Devlin - Matemática - a ciência dos padrões, Porto Editora. Porto, 2003

Ian Stewart - Deus joga aos dados?, Gradiva, 1991

João Pedro da Ponte e outros - Histórias de investigações matemáticas, IIE, 1998

R. Brown, T. Poter, The Methodology of Mathematics, Mathematics and Knots, 1989

Elon Lages Lima, Matemática e Ensino, col. Temas de Matemática, Gradiva, 2004

Lobo Vilela, Métodos da Matemática, Fig. da Foz, 1938.