Didática da Análise
1
2021-2022
02029361
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
7.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
4 semestres de Análise.
Métodos de Ensino
Apresentação pelo professor, leitura e discussão de textos. Observação de aulas portuguesas e de aulas gravadas noutros países.
Resultados de Aprendizagem
Estudar as dificuldades e estratégias para o ensino do Cálculo Diferencial.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos principais: função, limite, continuidade, derivada, integral.
2. Estudos sobre as dificuldade no ensino destes conceitos.
3. Comparando definições não equivalentes dadas por diferentes autores.
4. Conceitos associados: variável, monotonia, infinito, ponto de inflexão.
5. O ensino da análise em Anastácio da Cunha, Bento Caraça e Sebastião e Silva.
6. A análise não standard.
7. A tecnologia no ensino da Análise: introdução ao uso de calculadoras gráficas.
8. Avaliação: dificuldades, exames nacionais, uso de tecnologia em exames.
Docente(s) responsável(eis)
Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Projecto: 50.0%
Avaliação final
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
- “Kit-tec 10” – Editora ASA – J.C. Silva et al., 2010
- “Kit-tec 11” – Editora ASA – J.C. Silva et al, 2011.
- “Kit-tec 12” – Ed. Autor – J.C. Silva et al., 2012
- “Ontem e Hoje - Física A - 10º Ano”. Helena Caldeira, Adelaide Bello. Porto Editora
- “Ontem e Hoje - Física A - 11º Ano”. Helena Caldeira, Adelaide Bello. Porto Editora
- “Modelação Matemática”. Matos, J. F. (1995): Universidade Aberta, Lisboa.
- “Aplicações e Modelação Matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores”. Tomé Torres, Clara Coutinho y José Fernandes, UNION, Septiembre de 2008, N. 15, pp 9 - 31.
- Tomé António Mendes Torres, Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Minho
- Gomes, Paula Cristina da Costa, Funções e cálculadoras gráficas: análise de algumas inferências erróneas, Dissertação - Universidade do Minho, 2006.