Didática da Análise

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029361
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

4 semestres de Análise.

Métodos de Ensino

Apresentação pelo professor, leitura e discussão de textos. Observação de aulas portuguesas e de aulas gravadas noutros países.

Resultados de Aprendizagem

Estudar as dificuldades e estratégias para o ensino do Cálculo Diferencial.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos principais: função, limite, continuidade, derivada, integral.

2. Estudos sobre as dificuldade no ensino destes conceitos.

3. Comparando definições não equivalentes dadas por diferentes autores.

4. Conceitos associados: variável, monotonia, infinito, ponto de inflexão.

5. O ensino da análise em Anastácio da Cunha, Bento Caraça e Sebastião e Silva.

6. A análise não standard.

7. A tecnologia no ensino da Análise: introdução ao uso de calculadoras gráficas.

8. Avaliação: dificuldades, exames nacionais, uso de tecnologia em exames.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Projecto: 50.0%

Avaliação final
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

- “Kit-tec 10” – Editora ASA – J.C. Silva et al., 2010

 - “Kit-tec 11” – Editora ASA – J.C. Silva et al, 2011.

 - “Kit-tec 12” – Ed. Autor – J.C. Silva et al., 2012

 - “Ontem e Hoje - Física A - 10º Ano”. Helena Caldeira, Adelaide Bello. Porto Editora

- “Ontem e Hoje - Física A - 11º Ano”. Helena Caldeira, Adelaide Bello. Porto Editora

- “Modelação Matemática”. Matos, J. F. (1995): Universidade Aberta, Lisboa.

- “Aplicações e Modelação Matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores”. Tomé Torres, Clara Coutinho y José Fernandes, UNION, Septiembre de 2008, N. 15, pp 9 - 31.

- Tomé António Mendes Torres, Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Minho

 - Gomes, Paula Cristina da Costa, Funções e cálculadoras gráficas: análise de algumas inferências erróneas, Dissertação - Universidade do Minho, 2006.