Didática da Geometria
1
2024-2025
02029345
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
2 semestres de Álgebra e de Geometria.
Métodos de Ensino
Exposição teórica; discussão e apresentação de aulas por parte dos alunos de alguns temas de maior dificuldade dentro da área da Geometria; trabalhos de grupo; visita às escolas com participação de algumas atividades internas.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos que frequentam esta disciplina são futuros professores de Matemática dos ensino básico ou/e secundário.Como tal, o principal objetivo desta disciplina consiste na sua preparação, quer a nível teórico quer a nível prático, desenvolvendo algumas das suas competências instrumentais e pessoais ( tais como a capacidade de utilização de ferramentas computacionais, a capacidade de generalização e abstração, iniciativa individual e capacidade de investigação, capacidade de aprendizagem autónoma com espírito critico, capacidade de comunicação...) com vista a desempenharem com sucesso no futuro a sua profissão.
Estágio(s)
NãoPrograma
Princípios didáticos a seguir no processo de ensino/aprendizagem da geometria euclidiana e não euclidiana nos 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário: conhecimento do espaço geométrico, localização e orientação espacial; dicotomia entre a intuição geométrica de natureza visual e o raciocínio lógico dedutivo.
Aprofundamento e discussão das noções e teoremas da Geometria lecionados nos programas em vigor dos 3º ciclo do ensino básico e no secundário, tanto do ponto de vista didático como cientifico, dentro de uma grande exigência de preparação de futuros professores de matemática.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Maria da Silva Teles Correia
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Programas de Matemática:http://www.dgidc.min-edu.pt
How to solve it, George Polya, Princeton University Press, 1988
Geometria: temas actuais e materiais para professores, Eduardo Veloso, Desenvolvimento Curricular no Ensino Secundário, Lisboa, 1998
Element (Euclid) , Dover Publication, Inc., New York, 1956
Non-Euclidean Geometry, David Gans, New York University, Academic Press, 1970.