Didática da Geometria

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029345
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

2 semestres de Álgebra e de Geometria.

Métodos de Ensino

Exposição teórica; discussão e apresentação de aulas por parte dos alunos de alguns temas de maior dificuldade dentro da área da Geometria; trabalhos de grupo; visita às escolas com participação de algumas atividades internas.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos que frequentam esta disciplina são futuros professores de Matemática dos ensino básico ou/e secundário.Como tal, o principal objetivo desta disciplina consiste na sua preparação, quer a nível teórico quer a nível prático, desenvolvendo algumas das suas competências instrumentais e pessoais ( tais como a capacidade de utilização de ferramentas computacionais, a capacidade de generalização e abstração, iniciativa individual e capacidade de investigação, capacidade de aprendizagem autónoma com espírito critico, capacidade de comunicação...) com vista a desempenharem com sucesso no futuro a sua profissão.     

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios didáticos a seguir no processo de ensino/aprendizagem da geometria euclidiana  e não euclidiana nos 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário: conhecimento do espaço geométrico, localização e orientação espacial; dicotomia entre a intuição geométrica de natureza visual e o raciocínio lógico dedutivo.

Aprofundamento e discussão das noções e teoremas da Geometria lecionados nos programas em vigor dos 3º ciclo do ensino básico e no secundário, tanto do ponto de vista didático como cientifico, dentro de uma grande exigência  de preparação de futuros professores de matemática.     

Docente(s) responsável(eis)

Joana Maria da Silva Teles Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Programas de Matemática:http://www.dgidc.min-edu.pt

How to solve it, George Polya, Princeton University Press, 1988

Geometria: temas actuais e materiais para professores, Eduardo Veloso, Desenvolvimento Curricular no Ensino Secundário, Lisboa, 1998

Element (Euclid) , Dover Publication, Inc., New York, 1956

Non-Euclidean Geometry, David Gans, New York University, Academic Press, 1970.