Meios Computacionais no Ensino da Matemática
1
2021-2022
02029339
Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
2 semestres de Análise, de Álgebra, de Geometria e de Probabilidades e Estatistica.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas, discussões didáticas e prática com o computador (um computador por estudante).
Resultados de Aprendizagem
Os alunos devem ficar a saber utilizar com algum à vontade e espírito crítico diferentes tipos de software ligados a diversos tópicos de Matemática (Geometria, Funções, Estatística) para o poderem vir a integrar com sucesso no seu futuro ensino.
Estágio(s)
NãoPrograma
O impacto e usos do computador no ensino e no curriculum de Matemática.
Exploração de ferramentas para a aprendizagem da Matemática.
Programação e ensino da Matemática; linguagem LOGO.
As calculadoras gráficas no ensino da Matemática.
A visão da renovação do curriculum nos Ensinos Básico e Secundário quanto à utilização de recursos tecnológicos.
A Internet e o ensino da Matemática.
Docente(s) responsável(eis)
Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Giraldo, V., P. Caetano, P. e F. Mattos (2013) Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. edição: SBM
Hoyles, C.; Lagrange, J.-B. (Eds.) (2010) Mathematics Education and Technology-Rethinking the Terrain. The 17th ICMI Study. New York: Springer.
NCTM (1984) Computers in Mathematics education, NCTM Yearbook.
NCTM (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM e IIE
NCTM (1994) Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE
Papert, S. (1988) Logo: Computadores e Educação, Ed. Brasiliense, S. Paulo
PISA (2006) Are Students Ready for a Technology-Rich World? What PISA Studies Tell Us. OECD Publishing.
PISA (2009) PISA 2009 Results: Students On Line, Digital Technologies and Performance (Vol. VI), OECD Publishing.
PISA (2012) Are boys and girls ready for the digital age PISA in Focus 12.
Silva, J. C. (2003). A Matemática, a Tecnologia e a Escola. Educação e Matemática, 71, 1-2.