Meios Computacionais no Ensino da Matemática

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029339
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

2 semestres de Análise, de Álgebra, de Geometria e de Probabilidades e Estatistica.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas, discussões didáticas e prática com o computador (um computador por estudante).

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem ficar a saber utilizar com algum à vontade e espírito crítico diferentes tipos de software ligados a diversos tópicos de Matemática (Geometria, Funções, Estatística) para o poderem vir a integrar com sucesso no seu futuro ensino.

Estágio(s)

Não

Programa

O impacto e usos do computador no ensino e no curriculum de Matemática.

Exploração de ferramentas para a aprendizagem da Matemática.

Programação e ensino da Matemática; linguagem LOGO.

As calculadoras gráficas no ensino da Matemática.

A visão da renovação do curriculum  nos Ensinos Básico e Secundário quanto à utilização de recursos tecnológicos.

A Internet e o ensino da Matemática.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Giraldo, V., P. Caetano, P. e F. Mattos (2013) Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. edição: SBM

Hoyles, C.; Lagrange, J.-B. (Eds.) (2010) Mathematics Education and Technology-Rethinking the Terrain. The 17th ICMI Study. New York: Springer.

NCTM (1984) Computers in Mathematics education, NCTM Yearbook.

NCTM (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM e IIE

NCTM (1994) Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE

Papert, S. (1988) Logo: Computadores e Educação, Ed. Brasiliense, S. Paulo

PISA (2006) Are Students Ready for a Technology-Rich World? What PISA Studies Tell Us. OECD Publishing.

PISA (2009) PISA 2009 Results: Students On Line, Digital Technologies and Performance (Vol. VI), OECD Publishing.

PISA (2012) Are boys and girls ready for the digital age PISA in Focus 12.

Silva, J. C. (2003). A Matemática, a Tecnologia e a Escola. Educação e Matemática, 71, 1-2.