Física Moderna

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01003134
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Física Geral

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas, recorrendo a meios audiovisuais e utilizando o quadro, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos exemplifiquem os conceitos introduzidos.

Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios de aplicação prática, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face. Serão ainda apresentadas, na forma de demonstração, algumas experiências fundamentais que estiveram na origem da “Física Moderna”.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer as bases conceptuais gerais da Relatividade Restrita e da Teoria Quântica.

- Ter uma perspetiva histórica de como surgiu a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica e as ruturas conceptuais em relação à Mecânica Newtoniana.

- Conhecer as experiências que estiveram na base “Física Moderna” e compreender como os resultados que nelas se obtiveram eram impossíveis de explicar utilizando a Física Clássica.

- Resolver problemas de aplicação dos conceitos e teorias que fazem parte do programa da unidade curricular.

- Adquirir espírito crítico em relação à ordem de grandeza dos resultados obtidos nos problemas.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teoria da Relatividade

Princípio da Relatividade de Galileu. Experiência de Michelson-Morley. Princípio da Relatividade de Einstein. Transformações de Lorentz. Efeito Doppler relativista. Aberração da luz. Dinâmica relativista. Introdução à Relatividade Geral.

2. Teoria dos quanta

Radiação do corpo negro. Teoria de Planck. Efeito fotoelétrico. Teoria fotónica de Einstein. Efeito Compton. Raios-X e difração de Bragg.

3. Introdução à Mecânica Quântica

Dualidade onda-partícula. Hipótese de de Broglie. Experiência de Davisson-Germer. Princípio da incerteza. Função de onda.

4. Modelos atómicos

Modelo de Thompson. A descoberta do núcleo. Modelo de Bohr. Experiência de Frank-Hertz. Quantização de Bohr-Sommerfeld. Princípio da correspondência. Equação de Schrödinger.

5. Núcleo atómico e partículas elementares

A descoberta da radioatividade. Decaimento radioativo. Características das radiações. Detetores. Lei do decaimento. Reações nucleares. Partículas elementares. Interações fundamentais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Almeida Vieira Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

A. Beiser, Concepts of Modern Physics, 5th Ed., McGraw-Hill, Inc., 1995.

Paul Tipler, Elementary Modern Physics, 1992.

K. S. Krane, Modern Physics, 2nd Edition, John Wiley & Sons, Inc., New York, 1996.

R. Eisberg, and R. Resnick, Quantum physics of atoms, molecules, solids, nuclei and particles, 2nd Edition, John Wiley & Sons, Inc., New York, 1985.