Projeto de Investigação Educacional em Química
2
2019-2020
02029328
Área da Docência
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
As unidades curriculares Introdução à Investigação Educacional, Didática da Química I e Didática da Química II, do 1.º ano deste curso.
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se em regime tutorial, orientada ou coorientada por professores do Departamento de Química. A avaliação baseia-se no trabalho realizado por cada aluno, no respetivo relatório escrito e na sua apresentação, traduzida na classificação de avaliação de frequência.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que, no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo e da estratégia nacional para o desenvolvimento, os alunos, em contextos de educação em química:
-Identifiquem um problema a investigar;
- Contextualizem a investigação e justifiquem a sua pertinência e importância educativa, incluindo dimensões disciplinares, sociais, éticas e culturais;
- Procedam a pesquisa bibliográfica e discussões necessárias para fundamentar, planificar e realizar a investigação, extrair conclusões, apontar implicações e identificar limitações;
- Elaborem um relatório escrito da investigação realizada, devidamente estruturado, que inclua as referências bibliográficas utilizadas e adequadamente escritas;
- Tomem consciência: i) de desafios inerentes a escolas inclusivas que promovam cultura e competências de cidadania cívica; ii) da necessidade e importância de investigação em contextos de educação em química.
Estágio(s)
NãoPrograma
De acordo com o tema do projeto de investigação acordado entre aluno e o orientador.
Docente(s) responsável(eis)
Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
A indicar pelo orientador em função do projeto de investigação de cada aluno/To be indicated by the research project supervisor of each student