Laboratório Didático de Química
1
2024-2025
02029306
Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Disciplinas de um 1.º ciclo em Química ou Física.
Métodos de Ensino
As actividades experimentais são planificadas pelos alunos, incluindo a elaboração do protocolo experimental e a listagem de material/reagentes a utilizar. A planificação é apresentada e as opções tomadas são defendidas perante o docente responsável. É dada ênfase à adequação da planificação ao nível de ensino a que se destina. Finda esta fase a actividade experimental é testada e é elaborado o relatório que, para além dos resultados, deverá ser profundamente auto-crítico e apresentar, caso se justifique, propostas de alteração tanto ao protocolo experimental como à metodologia aplicada.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC tem por objectivo central estimular/promover o ensino experimental da Química, recorrendo a práticas lectivas compatíveis com as perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de ensino de ciências, através da consolidação de saberes no domínio científico e das técnicas laboratoriais.
Competências genéricas a desenvolver:
> Competência no uso da experimentação na construção do conhecimento
> Competência no tratamento de forma articulada dos temas/conceitos/princípios, num contexto laboratorial.
> Competência para adequar as actividades laboratoriais ao ensino da Química no ensino básico e secundário
> Competência no uso de recursos didácticos diversos, nomeadamente as Tecnologias da Informação e Comunicação
> Competência em organização laboratorial
> Competência em planeamento de actividades laboratoriais
> Competências de observação, experimentação, avaliação, abstracção e generalização.
> Competência em comunicação escrita e oral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Planificação e realização de actividades experimentais correspondentes a unidades temáticas do ensino da Química balizadas pelas Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais.
Docente(s) responsável(eis)
Artur José Monteiro Valente
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%
Bibliografia
Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares do 3º ciclo do ensino básico. (Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica, 2001)
Programas de ensino da Química do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário (Ministério da Educação: Departamento do Ensino Secundário, 2001).
Compêndios de Química do ensino básico e secundário
Publicações científicas de índole educacional tais como: The Journal of Chemical Education, Química Nova na Escola e Química Nova.