Laboratório Didático de Química

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029306
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplinas de um 1.º ciclo em  Química ou Física.

Métodos de Ensino

As actividades experimentais são planificadas pelos alunos, incluindo a elaboração do protocolo experimental e a listagem de material/reagentes a utilizar. A planificação é apresentada e as opções tomadas são defendidas perante o docente responsável. É dada ênfase à adequação da planificação ao nível de ensino a que se destina. Finda esta fase a actividade experimental é testada e é elaborado o relatório que, para além dos resultados, deverá ser profundamente auto-crítico e apresentar, caso se justifique, propostas de alteração tanto ao protocolo experimental como à metodologia aplicada.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC tem por objectivo central  estimular/promover o ensino experimental da Química, recorrendo a práticas lectivas compatíveis com as perspectivas  Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de ensino de ciências, através da consolidação de saberes no domínio científico e das técnicas laboratoriais.

Competências genéricas a desenvolver:

> Competência no uso da experimentação na construção do conhecimento

> Competência no tratamento de forma articulada dos temas/conceitos/princípios, num contexto laboratorial.

> Competência para adequar as actividades laboratoriais ao ensino da Química no ensino básico e secundário

> Competência  no uso de recursos didácticos diversos, nomeadamente as Tecnologias da Informação e Comunicação

> Competência em organização laboratorial

> Competência em planeamento de actividades laboratoriais

> Competências de observação, experimentação, avaliação, abstracção e generalização.

> Competência em comunicação escrita e oral.

Estágio(s)

Não

Programa

Planificação e realização de actividades experimentais correspondentes a unidades temáticas do ensino da Química balizadas pelas Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais.

Docente(s) responsável(eis)

Dina Maria Bairrada Murtinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares do 3º ciclo do ensino básico. (Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica, 2001)

Programas de ensino da Química do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário (Ministério da Educação: Departamento do Ensino Secundário, 2001).

Compêndios de Química do ensino básico e secundário

Publicações científicas de índole educacional tais como: The Journal of Chemical Education, Química Nova na Escola e Química Nova.