Laboratório Didático de Física
1
2021-2022
02029293
Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Disciplinas de um 1.º ciclo em Física ou Química.
Métodos de Ensino
Pretende-se familiarizar o estudante com novas tecnologias didáticas, através de trabalhos práticos com tempos de execussão muito curtos. Os trabalhos experimentais serão divididos em grupos temáticos. Os estudantes deverão ter como referência os programas de ensino homologados pelo Ministério da Educação. A diversificação de análise de alguns trabalhos práticos em unidades didáticas diferenciadas será um dos objetivos a atingir, procurando fomentar a rentabilização do trabalho experimental em função dos objetivos educativos e adequação temporal na prática pedagógica.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências para a promoção do ensino experimental da Física.
Adequar as actividades experimentais de Física no contexto do ensino básico e secundário.
Utilizar adequadamente novos recursos didácticos no Ensino da Física.
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância).
Estágio(s)
NãoPrograma
Planificação e realização de actividades experimentais distribuídas por diversas unidades temáticas do ensino da Física Clássica e da Física Moderna.
As experiências serão realizadas num contexto adequado aos programas de ensino da Física dos diversos níveis etários.
Os trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina de Laboratório de Física, para além de equipamento didáctico tradicional, recorrem também à utilização de modernos equipamentos didácticos associados ao computador, sendo a recolha de dados feita automaticamente através de sensores apropriados.
Docente(s) responsável(eis)
Manuela Ramos Marques da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%
Bibliografia
Física Experimental - Uma introdução. M.C. Abreu, L. Matias, L.F. Peralta. Editorial Presença, Lisboa, 1994.
Data reduction and error analysis for the physical sciences. P.R. Bevington. McGraw-HillData Analysis(3rd .ed). Siegmund Brandt. Springer, New York, 1999.
Compêndios de Física Geral de nível universitário
Compêndios de Física do ensino básico e secundário
Manuais de instrução de equipamento didáctico
Programas de ensino da Física do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia do ensino secundário (Ministério da Educação: Departamento do Ensino Secundário)
Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares do 3º ciclo do ensino básico. (Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica)