Projeto de Investigação Educacional em Biologia e Geologia I

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029246
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular funciona em regime tutorial, com orientação/coorientação de professores de Biologia/Geologia dos Departamentos de Ciências da Vida e de Ciências da Terra. Os conceitos associados à investigação educacional serão analisados e discutidos em seminários, sempre que possível, com a colaboração de docentes/investigadores convidados que desenvolvem investigação em Educação em Ciências.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos-introduzir a investigação educacional, realçar a sua importância na formação dos estudantes como futuros professores, desenhar, planear, realizar um projeto de investigação educacional.

Dependendo dos anos de escolaridade em que os estudantes fazem o EP, os que iniciarem com Biologia no 1.º semestre farão o projeto de Biologia em Projeto de Investigação Educacional em Biologia e Geologia I (PIEBG I) e o de Geologia no 2.º semestre em PIEBG II. Os que iniciarem com Geologia no 1º sem farão o projeto de Geologia em PIEBG I e o de Biologia em PIEBG II.

Em ambos os projetos os estudantes deverão:

1. Identificar um problema de investigação e formular os objetivos

2. Contextualizar e fundamentar a importância da investigação

3. Efetuar pesquisa de trabalhos científicos em Educação das Ciências (Biologia/Geologia) relacionado com os conteúdos científicos

4. Ter capacidade de planear, realizar as tarefas e analisar os dados

5. Elaborar um relatório e fazer uma apresentação oral.

Estágio(s)

Não

Programa

O papel da investigação na formação de professores.

Investigação quantitativa e investigação qualitativa.

O processo de investigação: seleção e contextualização do problema, revisão da literatura e análise crítica da bibliografia, formulação de hipóteses e objetivos, metodologias, análise de dados e reflexão sobre as limitações de investigação e possíveis desenvolvimentos.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Callapez Tonicher

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Amado, J. (Coord.) 2013. Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra.

Tuckman, B.W. 2012. Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos científicos no âmbito do ensino da Biologia/Geologia e da investigação educacional/Scientific papers in Biology/Geology education and educational research.