Imunologia da Atividade Física

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02029153
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas com recurso a suportes audiovisuais detalhados e a pequenos filmes que ilustram a função do sistema imunitário. Avaliação contínua por apresentação individual de artigo científico da área, original e em língua inglesa, escolhido pelo aluno. O artigo é apresentado e discutido por todos os alunos presentes na aula.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os efeitos do exercício físico, tanto crónico como agudo, no sistema imunitário. Compreender os efeitos do exercício moderado regular no sistema imunitário e os possíveis benefícios para a saúde. Compreender os efeitos do treino e das cargas de treino no sistema imunitário.

Competências: Conhecer os principais componentes dos sistema imunitário e suas funções. Saber quais os principais parametros imunitários efectados pelos diferentes tipo de exercício realizado (moderado regular ou crónico intenso). Saber de que modo o sistema imunitário pode ser afetado pelo overtraining.

Estágio(s)

Não

Programa

Pequena introdução ao sistema imunitário. Efeito do exercício agudo sobre o sistema imunitário. Efeito do Exercício Físico regular e moderado sobre o sistema imunitário. Imunosenescência e exercício. Efeito do exercício crónico intenso sobre o sistema imunitário. Como prevenir infeções e doenças nos atletas. “Overtraining” e sistema imunitário. Como monitorizar parâmetros imunológicos durante o treino.Pequena introdução ao sistema imunitário. Efeito do exercício agudo sobre o sistema imunitário. Efeito do Exercício Físico regular e moderado sobre o sistema imunitário. Imunosenescência e exercício. Efeito do exercício crónico intenso sobre o sistema imunitário. Como prevenir infeções e doenças nos atletas. “Overtraining” e sistema imunitário. Como monitorizar parâmetros imunológicos durante o treino.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Fundamentos de Imunologia. Fernando Arosa, Elisa Cardoso e Francisco Pacheco. Ed. Lidel, 2007.

Immune Function in Sport and Exercise. Ed.Gleeson M, Churchill Livingstone, Elsevier, 2006.

Essential Immunology, Ivan Roitt and Peter J. Delves, 10th Edition, Blackwell Science, UK.

Physical Activity, Training and the Immune Response, Roy J. Shephard, Cooper Publishing group, 1997.

Conferences in exercise immunology, Ed. Ana Maria Teixeira, Centro de Estudos Biocinéticos, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. (2007).

1st Symposium in Immunology of Sport and Physical Activity Proceedings Book. Teixeira AM, Rama L. (eds) Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física, Faculdade de Ciências do

Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, 2010.