Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02029136
Área Científica
Biocinética
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino é baseado numa aprendizagem interactiva consubstanciada numa orientação tutorial assegurada pelo orientador da dissertação, a qual inclui as seguintes metodologias:

[1] Leitura de artigos

[2] Aprendizagem activa a partir de recursos bibliográficos

[3] Frequência de seminários e congressos

[4] Desenvolvimento de competências de escrita em linguagem científica

[5] Execução de Experimentação laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Dissertação Final será realizada através do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, com ou sem componente experimental, de acordo com um projeto previamente definido pelo estudante segundo as directrizes do seu orientador científico e devidamente aprovado pelo Conselho Científico da Faculdade.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos derivam directamente dos objectivos da Disciplina proporcionando o enquadramento teóricos de um conjunto de temas relacionados com a área da biocinética, em âmbito lato, incluindo temas mais específicos no contexto da metodologia, do design experimental ou da análise de dados, de importância fundamental para a conclusão da dissertação. Durante este processo de natureza tutorial, pretende-se que os estudantes possam desenvolver, entre outras, as seguintes competências:

[1] Pensamento crítico

[2] Capacidade de argumentação face a opções de natureza metodológica

[3] Contactar com novas linhas de pesquisa

[3] Actualizar as fontes de referência bibliográfica

[4] Desenvolver poder de argumentação para discutir resultados

[5] Transferir o conhecimento produzido para um campo de aplicação

[6] Desenvolver skills de escrita de artigos em formato científico.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 5.0%
Trabalho de investigação: 95.0%

Bibliografia

A bibliografia apresenta dois níveis que designamos por bibliografia básica e de desenvolvimento. No primeiro caso inclui-se a bibliografia de leitura obrigatória que corresponde a obras de referência em termos de definição do design experimental, em termos metodológicos ou em termos de análise de dados e no segundo a bibliografia temática que será da responsabilidade específica de cada orientador e estudante.

The bibliography has two levels which we call basic bibliography and developmentbibliography. In the first case includes the bibliography of required reading that corresponds to reference works in terms of defining the experimental design, in methodological terms or in terms of data analysis and in the second thematic bibliography which will be the specific responsibility of each supervisor and student.