Auxologia e Desenvolvimento Motor

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02029125
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na resolução de problemas e apresentação de trabalhos. A avaliação é composta por um trabalho composto por duas tarefas: [1] Recolha de dados (0-10 pontos). [2] Análise crítica de um artigo (0-10 pontos).

Resultados de Aprendizagem

[1] Perceber as fases de crescimento e maturação nas primeiras duas décadas de vida; [2] Interpretar a maturação biológica como um processo único, embora susceptível de ser estudado com base em diferentes biomarcadores; [3] Conhecer as principais adaptações de médio e longo prazo à actividade física e ao treino; [4] contactar com metodologias não invasivas de avaliação total e regional de composição corporal.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Estado de crescimento: recolha de dados, controlo da qualidade dos dados; [2] Sobrepeso: índice de massa corporal, valores de corte IOTF; [3] Composição corporal: modelos, métodos antropométricos, equações para crianças, jovens e adultos, estimativas do volume apendicular; [4] Somatótipo: metodologia de determinação, análise multivariada; [5] Maturação biológica: maturação sexual avaliada por um perito e auto-percepcionada, maturity offset, estatura matura estimada e percentagem realizada, maturação esquelética; [6] Desenvolvimento Motor: padrões motores, habilidades motoras, proficiência motora [lançar, agarrar, driblar, pontapear], avaliação de habilidades motoras desportivas, avaliação da coordenação motora geral; [7] Aptidão Física: conceitos, baterias, testes no contexto da saúde. [8] Actividade física: metodologias, diário de 3 dias, dispêndio energético diário, METS, tempo de ecrã, actividades relacionadas com o desporto, acelerometria, padrões de actividade física.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel João Cerdeira Coelho Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

[1] Carter JE & Heath B (1991). Somatotyping: development and applications. Cambridge University Press. .

[2] Malina RM, Bouchard C & Bar-Or O (2004). Growth, maturation and physical activity. 2nd edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

[3] Eston R & Reilly T (2001). Kinanthropometry and exercise physiology laboratory manual. 2nd edition. London: Routledge.

[4] Haywood KM & Getchell N (2001). Life Span Motor Development. 3rd edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

[5] VandendriesscheJC, VandorpeB, Coelho-e-Silva MJ, Pion J, Vaeyens R, Matthys SPJ, Lenoir M, Lefevre J, Philippaerts RM (2011). Multivariate association between morphology, fitness and motor

coordination characteristics in boys aged 7 to 11. Pediatric Exercise Sciences. 23 (4): 504-520.