Seminário de Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Sociedade

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017698
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Este seminário aprofunda a análise crítica e o debate com a participação ativa dos estudantes de conceitos na área dos estudos sociais da ciência apresentados no 1.º semestre ou que dialogam com as correntes teóricas aí apresentadas. A lecionação tem por base o debate coletivo em seminário, através da apresentação de artigos científicos de revistas internacionais previamente disponibilizados pelo docente aos alunos, seguida de discussão coletiva. A avaliação da unidade curricular tem por base a apreciação da apresentação oral do artigo e a participação em aula.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo deste seminário é o de aprofundar o trabalho desenvolvido no primeiro semestre, explorando novas direções nos estudos de ciência e tecnologia. A partir da apresentação e discussão de temas propostos pelos docentes, serão exploradas as propostas, potencialidades e limites das contribuições dos estudos sociais da ciência para a abordagem de temas de particular relevância na interseção entre ciência, tecnologia, política e sociedade. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências para apropriar os recursos dos STS na identificação e o estudo crítico de temáticas e objetos emergentes em áreas de interseção de disciplinas e de práticas. Entre estas identificam-se em particular temáticas na interseção da genética, biociências, saúde e a economia.

Estágio(s)

Não

Programa

A Normatividade Constitutiva da Ciência.
1 - Responsabilidade: um novo ethos normativo da ciência? 2 - Os estudos feministas da ciência e a importância da matéria: a reinvenção do materialismo e do naturalismo. 3 - Biovalor e bioeconomia: a ciência à prova do neoliberalismo.

Genética e Sociedade.
1 – Genética e Sociedade da Vigilância. 2 – Culturas Científicas e Epistemologias Cívicas. 3 – Biobancos e Participação Pública. 4 – Dimensões Éticas, Sociais e Económicas da Genómica.

Saúde Mental e Governamentalidade.

Conhecimento e Performatividade: O Caso da Economia.

Ciência, Política e Democracia.

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

Barad, K. 2003. Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Signs 28 (3): 801-831.

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Gilbert, S, and A. Fausto-Sterling. 2003. Educating for social responsibility: changing the syllabus of developmental biology. Int. J. Dev. Biol. 47: 237-244.

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Hird, M.J. ‘Feminist Engagements with Matter’, Feminist Studies, 2009, 35(2): 329-346.

Lemke, Thomas. 2011. Biopolitics: An Advanced Introduction. New York: New York University Press.

 

Lynch, Michael, Simon Cole, Ruth McNally, and Kathleen Jordan. 2008. Truth Machine: The Contentious History of DNA Fingerprinting. Chicago: University of Chicago Press.

 

Mackenzie, D. 2009. Material Markets: How Economic Agents are Constructed. Oxford University Press: Oxford.

Nunes, J.A. 2008. O resgate da epistemologia. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80: 45-70.

Porter, Theodore M. 1996. Trust in Numbers: The Pursuit of Objectivity in Science and Public Life. Princeton, NJ: Princeton University Press.

Rose, N. 1999. Governing the Soul: The Shaping of the Private Self. Free Association Books: London.

Santos, B.S. 2007. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78: 3-46.

Taylor, P.T., Fifield, S.J and Young, C.C. 2011. Cultivating Collaborators: Concepts and Questions Emerging Interactively from an Evolving, Interdisciplinary Workshop, Science as Culture, 20:1, 89-105