Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017630
Área Científica
Antropologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Integra a exposição e discussão das principais referências para este campo do saber. A lecionação combina a exposição teórica pela docente, associada a momento de discussão coletiva com os estudantes, a partir de bibliografia previamente disponibilizada. O seminário integra também sessões em que os estudantes apresentam um tema à sua escolha, procurando ampliar um assunto integrado nesta unidade curricular.   

Resultados de Aprendizagem

Este seminário assenta em dois momentos fundamentais. Num primeiro momento questionar os matizes e usos políticos das ideias de ‘governação’ e ‘sociedade de conhecimento’, quer no Norte, quer no Sul global, numa perspectiva transescalar. Num segundo momento, ao privilegiar o estudo da produção de conhecimento(s) como um dos campos de análise que permite detetar a produção e a reprodução de situações de desigualdade, reguladas pela hierarquia epistémica imposta com o sistema colonial, abre campo para um estudo mais aprofundado sobre os sentidos de sustentabilidade e de justiça cognitiva, a partir do (re)conhecimento da diversidade epistemológica do mundo. Neste contexto, insiste na análise da pluralidade conflitual de saberes que informam as práticas sociais e o modo em como esta se repercute na ciência moderna em geral, e nas ciências sociais em particular.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à ‘Governação e Conhecimento’ nas relações Norte-Sul;

2. Uma análise crítica do sentido de justiça;

3. Justiça cosmopolita;

4. Universalidade vs pluriversalidade de saberes;

5. Conhecimentos do mundo e seus conflitos;

6. Políticas científicas e a crise das ciências sociais;

7. Conhecimentos e sustentabilidade;

8. Perspetivas para a construção de uma sociedade de justiça cognitiva.

 

Docente(s) responsável(eis)

Stefania Barca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

ABRAHAMSEN, Rita (2000). Disciplining democracy. London : Zed Books. [BP 327 ABR]

CASANOVA, Pablo González (2006). “Colonialismo Interno (una redefinición)”, in Boron, A.; Amadeo, J.; González, S. (orgs.), La teoría marxista hoy. Buenos Aires: CLACSO.

CREWE, Emma ; HARRISON, Elizabeth (1998). Whose development? : an ethnography of aid. London : Zed Books. NADER, Laura (1996). Naked science : anthropological inquiry into boundaries, power, and knowledge.. New York : Routledge. [BP 001 NAK]

OXHORN, Philip; Tulchin, Joseph; Selee (2004). Decentralziation, democratic governance, and civil society in comparative perspective : Africa, Asia and Latin America. Baltimore : Johns Hopkins University Press. [BP 32 DEC]

SANTOS, Boaventura (org.) (20003). Conhecimento prudente para uma vida decente.. Porto : Edições Afrontamento. [BP 165 CON]

SANTOS, Boaventura; Meneses, Maria Paula (org) (2009). Epistemologias do Sul. Coimbra : Almedina. [ BP 165 EPI c.5]