Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva
1
2018-2019
03017630
Antropologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Integra a exposição e discussão das principais referências para este campo do saber. A lecionação combina a exposição teórica pela docente, associada a momento de discussão coletiva com os estudantes, a partir de bibliografia previamente disponibilizada. O seminário integra também sessões em que os estudantes apresentam um tema à sua escolha, procurando ampliar um assunto integrado nesta unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário assenta em dois momentos fundamentais. Num primeiro momento questionar os matizes e usos políticos das ideias de ‘governação’ e ‘sociedade de conhecimento’, quer no Norte, quer no Sul global, numa perspectiva transescalar. Num segundo momento, ao privilegiar o estudo da produção de conhecimento(s) como um dos campos de análise que permite detetar a produção e a reprodução de situações de desigualdade, reguladas pela hierarquia epistémica imposta com o sistema colonial, abre campo para um estudo mais aprofundado sobre os sentidos de sustentabilidade e de justiça cognitiva, a partir do (re)conhecimento da diversidade epistemológica do mundo. Neste contexto, insiste na análise da pluralidade conflitual de saberes que informam as práticas sociais e o modo em como esta se repercute na ciência moderna em geral, e nas ciências sociais em particular.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à ‘Governação e Conhecimento’ nas relações Norte-Sul;
2. Uma análise crítica do sentido de justiça;
3. Justiça cosmopolita;
4. Universalidade vs pluriversalidade de saberes;
5. Conhecimentos do mundo e seus conflitos;
6. Políticas científicas e a crise das ciências sociais;
7. Conhecimentos e sustentabilidade;
8. Perspetivas para a construção de uma sociedade de justiça cognitiva.
Docente(s) responsável(eis)
Stefania Barca
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%
Bibliografia
ABRAHAMSEN, Rita (2000). Disciplining democracy. London : Zed Books. [BP 327 ABR]
CASANOVA, Pablo González (2006). “Colonialismo Interno (una redefinición)”, in Boron, A.; Amadeo, J.; González, S. (orgs.), La teoría marxista hoy. Buenos Aires: CLACSO.
CREWE, Emma ; HARRISON, Elizabeth (1998). Whose development? : an ethnography of aid. London : Zed Books. NADER, Laura (1996). Naked science : anthropological inquiry into boundaries, power, and knowledge.. New York : Routledge. [BP 001 NAK]
OXHORN, Philip; Tulchin, Joseph; Selee (2004). Decentralziation, democratic governance, and civil society in comparative perspective : Africa, Asia and Latin America. Baltimore : Johns Hopkins University Press. [BP 32 DEC]
SANTOS, Boaventura (org.) (20003). Conhecimento prudente para uma vida decente.. Porto : Edições Afrontamento. [BP 165 CON]
SANTOS, Boaventura; Meneses, Maria Paula (org) (2009). Epistemologias do Sul. Coimbra : Almedina. [ BP 165 EPI c.5]