Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Sociedade
1
2020-2021
03017624
Sociologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As sessões contemplam uma primeira parte centrada na apresentação das problemáticas e conceitos teóricos, bem como da sua implicação para a agenda atual de investigação, seguida de uma segunda parte em que estes conceitos são explicitados através de estudos de caso. Enquanto a primeira parte é essencialmente baseada na intervenção expositiva do docente, a segunda parte é desenvolvida em diálogo mais aberto com os/as estudantes, e por vezes liderada por estes.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo deste seminário é o estudo dos processos de produção do conhecimento científico e dos objetos científicos e tecnológicos, os modos de articulação, de co-constituição e de definição mútua da ciência, da tecnologia e da sociedade. O seminário apresenta diferentes abordagens teóricas na origem do desenvolvimento dos estudos sociais da ciência e da tecnologia, discutindo as suas implicações para a análise de diferentes contextos de co-produção de conhecimento e sociedade. Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam, por um lado, analisar criticamente o contributo de diferentes abordagens teóricas nos estudos de ciência e tecnologia e, por outro lado, aplicar esse conhecimento na análise de diferentes estudos de caso de controvérsias socio-técnicas, permitindo assim o mapeamento das relações de co-produção entre diferentes actores/actantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 – Introdução: Explorações em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2 – Antes dos STS: História, Filosofia e Sociologia da Ciência. 3 – A Sociologia do Conhecimento Científico. 4 – A Teoria do Ator-Rede. 5 – Tecnologia e Sociedade. 6 – Fronteiras e Públicos. 7 – Os Desafios dos Estudos Feministas da Ciência. 8 – A Diversidade Epistemológica e a Descolonização do Conhecimento. 9 - Conhecimento científico, participação e democracia.
Docente(s) responsável(eis)
João Carlos Freitas Arriscado Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%
Bibliografia
Barad, K. (2007), Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham, NC: Duke UP.
Biagioli, M. (Org.) (1999), The Science Studies Reader. New York: Routledge.
Bijker, W.E. et al (Eds.). (1987). The Social Construction of Technological Systems. Cambridge, MA: MIT Press.
Galison, P.; D.J. Stump (1996), The Disunity of Science: Boundaries, Contexts, and Power. Stanford: SUP.
Hackett, E.J. et al. (Orgs.) (2008), The Handbook of STS, Cambridge: MIT Press.
Latour, B. (1999), Pandora’s Hope: Essays o the Reality of Science Studies. HUP, Cambridge, MA: Harvard UP.
Santos, B.S.; Meneses, M.P. (Orgs) (2010), Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina.
Santos, B.S.; Nunes, J.A.; Meneses, M.P. (2004), "Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo", in Santos, B.S. (org.), Semear outras soluções. Porto: Afrontamento.