Teatro e Sociedade

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03017523
Área Científica
Sociologia da Cultura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas, proceder-se-á à sistematização teórica e apresentação dos temas da unidade curricular, bem como ao debate em torno da bibliografia do programa. Será adoptado um regime de avaliação contínua: os estudantes farão uma apresentação nas aulas de um dos textos da bibliografia (25%) e elaborarão dois ensaios escritos com um a síntese e uma abordagem crítica sobre temas centrais do programa (cada ensaio – 37,5%). Cada um destes três elementos de avaliação terá de dizer respeito a um ponto diferente do programa.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a pluralidade de formas de representar a vida social e as especificidades do teatro como uma das maneiras de constituir um relato sobre a sociedade; 2. Conhecer e compreender de uma forma crítica e comparada as diferentes abordagens sociológicas sobre o teatro; 3. Compreender e analisar os modos pelos quais o teatro, ao mobilizar elementos dos reportórios que dão conta de fenómenos e processos sociais, se constitui como uma maneira de dar conta em termos performativos das identidades culturais, das dinâmicas históricas e da experiência urbana de diferentes sociedades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O teatro e a pluralidade de representações da vida social: 1.1 a natureza dos relatos sobre a sociedade; 1.2 o trabalho dos produtores e dos utilizadores das representações da sociedade; 1.3 padronização e inovação na atividade de representação; 1.4 a estética da realidade; 2) abordagens sociológicas da atividade teatral: 2.1 o teatro como um mundo de trabalho cooperativo; 2.2 o teatro como um campo de lutas, distinção e conflito; 2.3 o teatro no contexto dos mundos das culturas urbanas; 2.4 o teatro numa análise pós-legitimista da cultura; 2.5 o teatro em confronto com as performances para públicos de massas ou difusos; 3) dramas sociais e dramas estéticos: 3.1 o teatro como configuração onde se mobilizam reportórios e recursos culturais distintos; 3.2 as representações teatrais das identidades culturais; 3.3 as representações teatrais de processos históricos; 3.4 as representações teatrais da vida urbana.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos André Brito Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações orais: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Abercrombie, Nicholas e Longhurst, Brian (1998)-Audiences: A Sociological Theory of Performance and Imagination. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications
Becker, Howard S. (1984)-Art Worlds. Berkeley/Los Angeles: The University of California Press
Becker, Howard S. (2007)-Telling About Society. Chicago: The University of Chicago Press
Bourdieu, Pierre (1996)-As Regras da Arte: Génese e Estrutura do Campo Literário. Lisboa: Editorial Presença
Crane, Diana (1992)-The Production of Culture: Media and the Urban Arts. Newbury Park, Londres, Nova Deli: Sage
Fabiani, Jean-Louis (2007)-Après la culture légitime. Objets, publics, autorités. Paris: L’Harmattan
Fortuna, Carlos et al. (orgs.) (2013)-Cidade e espetáculo : a cena teatral luso-brasileira contemporânea. São Paulo: EDUC
Schechner, Richard (2008)-Performance Theory. London, New York: Routledge
Swidler, Ann (1986)-“Culture in Action: Symbols and Strategies”, American Sociological Review, vol.51, nº2, 273-286.