Memórias, Silêncios e Heterodoxias

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03017482
Área Científica
História Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos e graus necessários para aceder ao ensino pós-graduado. Formação em Humanidades, Ciências Sociais, Artes ou saberes afins. Outra formação com competências equivalentes. Bons conhecimentos do português escrito e falado, e bons conhecimentos, pelo menos ao nível da leitura, de uma outra língua, desejavelmente inglês ou francês.

Métodos de Ensino

As sessões do seminário integrarão a contextualização histórica e a exposição das linhas teóricas programáticas por parte do docente, embora desde o início se inclua também a observação documental e se promova intensamente o debate. Serão calendarizados temas, atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada, tendo em vista a elaboração de um trabalho final de avaliação. Em cada aula será discutido um tema específico, sustentado por evidência empírica e reflexão teórica. O debate coletivo será sempre estimulado.     

Resultados de Aprendizagem

Neste seminário são propostos três objetivos formativos fundamentais, apresentados a partir de uma abordagem que abre o campo da história das ideias a uma perspetiva multidisciplinar e que se encontram vocacionados para o lançamento de novas investigações, visando promover o desenvolvimento do conhecimento nos domínios abordados. Esses objetivos são: 1) uma observação e o estudo do caráter polissémico do conceito de memória na sua relação com a história; 2) a promoção de um entendimento da dimensão prática e simbólica do silêncio e do silenciamento como processos da manipulação do passado; 3) o reconhecimento das formas de pensamento heterodoxo como instrumentos de produção de renovados equilíbrios culturais e de dinamização de processos de mudança social e política.    

Estágio(s)

Não

Programa

1) Estudo do caráter polissémico do conceito de memória e abordagem compreensiva do vínculo criado entre memória individual, memória coletiva e escrita da História. 2) Exame dos cruzamentos entre as formas de obtenção, recuperação e enunciação da memória e as condicionantes variáveis de natureza cultural, política ou metodológica que determinam inclusões e exclusões de factos, vozes e opiniões do passado. 3) Promoção da compreensão do alcance simbólico do silêncio e do não-dito como processos que resultam de uma escolha sustentada pela manipulação da memória. 4) Reflexão sobre a «arqueologia do silêncio», o seu valor «fundador» e a sua historicidade. 5) Estudo objetivo de atos de silenciamento a partir do reconhecimento de conflitos, tensões e disputas em torno da memória. 6) Estudo histórico de casos e de formas de pensamento heterodoxo como instrumentos de questionamento dos discursos dominantes e de enunciação de uma nova ordem cultural e política.     

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Bebiano do Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Participação regular e ativa nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

ARÓSTEGUI, J., e SABORIDO, J. (2004), La Historia Vivida. Sobre la historia del presente. Madrid. Alianza Editorial.

BOYM, S. (2001). The Future of Nostalgia. New York: Basic Books.

COLMEIRO, J. (2005). Memoria histórica e identidad cultural. De la postguerra a la post modernidad. Barcelona: Anthropos.

IZUZQUIZA, I. (2003). Filosofia del presente. Una Teoría de nuestro tiempo. Madrid. Alianza Editorial.

JUDT, T. (1998). The Burden of Responsability. Blum, Camus, Aron and the French Twentieth Century. Chicago:

Chicago University Press.

KOSELLECK, R. (1993). Futuro pasado. Para una semântica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós.

MISZTAL, B. A. (2003). Theories of Social Remembering. Philadelphia: Open University Press.

MUDROVCIC, M. I. (2005). Historia, narración y memoria. Los debates actuales de la filosofia de la historia.

Madrid: Akal Ediciones.

ORLANDI, E. P. (2007). As formas do silêncio. Campinas: Unicamp.