Memórias, Silêncios e Heterodoxias
1
2016-2017
03017482
História Contemporânea
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos e graus necessários para aceder ao ensino pós-graduado. Formação em Humanidades, Ciências Sociais, Artes ou saberes afins. Outra formação com competências equivalentes. Bons conhecimentos do português escrito e falado, e bons conhecimentos, pelo menos ao nível da leitura, de uma outra língua, desejavelmente inglês ou francês.
Métodos de Ensino
As sessões do seminário integrarão a contextualização histórica e a exposição das linhas teóricas programáticas por parte do docente, embora desde o início se inclua também a observação documental e se promova intensamente o debate. Serão calendarizados temas, atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada, tendo em vista a elaboração de um trabalho final de avaliação. Em cada aula será discutido um tema específico, sustentado por evidência empírica e reflexão teórica. O debate coletivo será sempre estimulado.
Resultados de Aprendizagem
Neste seminário são propostos três objetivos formativos fundamentais, apresentados a partir de uma abordagem que abre o campo da história das ideias a uma perspetiva multidisciplinar e que se encontram vocacionados para o lançamento de novas investigações, visando promover o desenvolvimento do conhecimento nos domínios abordados. Esses objetivos são: 1) uma observação e o estudo do caráter polissémico do conceito de memória na sua relação com a história; 2) a promoção de um entendimento da dimensão prática e simbólica do silêncio e do silenciamento como processos da manipulação do passado; 3) o reconhecimento das formas de pensamento heterodoxo como instrumentos de produção de renovados equilíbrios culturais e de dinamização de processos de mudança social e política.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Estudo do caráter polissémico do conceito de memória e abordagem compreensiva do vínculo criado entre memória individual, memória coletiva e escrita da História. 2) Exame dos cruzamentos entre as formas de obtenção, recuperação e enunciação da memória e as condicionantes variáveis de natureza cultural, política ou metodológica que determinam inclusões e exclusões de factos, vozes e opiniões do passado. 3) Promoção da compreensão do alcance simbólico do silêncio e do não-dito como processos que resultam de uma escolha sustentada pela manipulação da memória. 4) Reflexão sobre a «arqueologia do silêncio», o seu valor «fundador» e a sua historicidade. 5) Estudo objetivo de atos de silenciamento a partir do reconhecimento de conflitos, tensões e disputas em torno da memória. 6) Estudo histórico de casos e de formas de pensamento heterodoxo como instrumentos de questionamento dos discursos dominantes e de enunciação de uma nova ordem cultural e política.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Manuel Bebiano do Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Participação regular e ativa nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
ARÓSTEGUI, J., e SABORIDO, J. (2004), La Historia Vivida. Sobre la historia del presente. Madrid. Alianza Editorial.
BOYM, S. (2001). The Future of Nostalgia. New York: Basic Books.
COLMEIRO, J. (2005). Memoria histórica e identidad cultural. De la postguerra a la post modernidad. Barcelona: Anthropos.
IZUZQUIZA, I. (2003). Filosofia del presente. Una Teoría de nuestro tiempo. Madrid. Alianza Editorial.
JUDT, T. (1998). The Burden of Responsability. Blum, Camus, Aron and the French Twentieth Century. Chicago:
Chicago University Press.
KOSELLECK, R. (1993). Futuro pasado. Para una semântica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós.
MISZTAL, B. A. (2003). Theories of Social Remembering. Philadelphia: Open University Press.
MUDROVCIC, M. I. (2005). Historia, narración y memoria. Los debates actuales de la filosofia de la historia.
Madrid: Akal Ediciones.
ORLANDI, E. P. (2007). As formas do silêncio. Campinas: Unicamp.