Discursos da Violência

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
03017460
Área Científica
Estudos Literários e Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem estar familiarizados com aspectos fundamentais da teoria da cultura e deter algumas referências fundamentais sobre o processo da modernidade nas suas várias vertentes.

Métodos de Ensino

As aulas funcionarão em regime de seminário, isto é, sem prejuízo de uma componente magistral e do fornecimento de sínteses expositivas, basear-se-ão, no fundamental, num conjunto de tarefas previamente atribuídas aos alunos a partir de textos selecionados e no funcionamento de grupos de trabalho e de discussão.

A avaliação será contínua e terá como elemento fundamental um trabalho sobre um tema do âmbito da disciplina a escolher pelo/a aluno/a.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa fornecer referências teóricas e elementos de análise que permitam uma orientação segura relativamente ao lugar da violência na cultura da modernidade de uma perspectiva contemporânea. Espera-se que os estudantes adquiram uma melhor competência no manejo de conceitos centrais, se familiarizem com as referências mais relevantes e desenvolvam uma capacidade autónoma de investigação conducente à formulação e execução de projectos consistentes.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário visa uma abordagem aprofundada da questão da relação entre cultura e violência, em particular no que concerne à questão do discurso e à problemática da representação. Começando pelo problema central do lugar da violência na modernidade, proceder-se-á a um levantamento dos lugares teóricos fundamentais, percorrendo-se alguns dos autores que ofereceram contributos essenciais para uma reflexão neste âmbito. Concluir-se-á com o traçado tão exaustivo quanto possível de um mapa conceptual que permita uma orientação segura num campo marcado por decisivas ambivalências.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

Aijmer, Göran; Abbink, Jon (orgs.) (2000), Meanings of Violence. A Cross-Cultural Perspective. Oxford: Berg.
Butler, Judith (2004), Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London: Verso.
Collins, Randall (2008), Violence: A Micro-sociological Theory. Princeton: Princeton University Press.
Heitmeyer, Wilhelm; Hagan, John (orgs.) (2003), International Handbook of Violence Research. Dordrecht ; Boston: Kluwer Academic Publishers.
Hüppauf, Bernd (org.) (1997), War, Violence and the Modern Condition. Berlin: de Gruyter.
Jay, Martin (2003), Refractions of Violence. London: Routledge.
Ribeiro, António Sousa (org.) (2013), Representações da violência. Coimbra: Almedina.
Scheper-Hughes, Nancy; Bourgeois, Philippe (orgs.) (2004), Violence in War and Peace - An Anthology. Oxford: Blackwell.
Schinkel, Willem (2010), Aspects of Violence: A Critical Theory. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan.
Wieviorka, Michel (2004), La violence. Voix et regards. Paris: Balland.