Poética e Cidadania

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03017454
Área Científica
Estudos Literários e Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa (B2).

Métodos de Ensino

As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais das/os estudantes, assim como trabalhos escritos.

Esta metodologia poderá sofrer pequenas alterações, dependendo do/a docente responsável e do nº de participantes.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário pretende que as/os estudantes:
• tomem consciência da dimensão ideológica e política dos discursos
• aprofundem o conhecimento das circunstâncias históricas e sociais do processo de (re)construção da palavra e suas diferentes hierarquias de poder(nomeadamente, na génese do pensamento abissal da modernidade)
• problematizem a (im)possibilidade da totalização da perspetiva e/ou discursiva da pós-modernidade na sua relação com o modernismo literário/artístico do início do século XX
• compreendam como o conceito de cidadania se reconfigura na violência criativa e/ou agonista de um espaço excessivo e poético em que todas as possibilidades de articulação (o não-dito, o interdito, o inaudito) se encontram
• aprofundem as suas capacidades de leitura e análise crítica de uma linguagem literária que se entende como sistemas de fractais, rizomas, mapas em permanente construção e desconstrução
• desenvolvam competências de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se levar a cabo uma reflexão sobre o poder e a linguagem, começando por problematizar o processo de secularização da palavra da lei e o conceito de cidadania moderna. Abordar-se-á, em seguida, o desafio modernista e pós-modernista para passar a discutir a marginalização contemporânea do discurso poético. Dois exemplos escolhidos, a teoria e a poesia L=A=N=G=U=A=G=E norte-americanas e a poesia dos emigrantes portugueses nos EUA — no seu descentramento vanguardístico e nacional, respetivamente — produzem uma desterritorialização da palavra que se manifesta num anti-formalismo formalista, a questionar os centros e as margens (do texto, da nação e do sujeito). Trata-se de um esforço emancipatório que vai no sentido de um projeto que é radicalmente político e cosmopolita na sua recusa do "lirismo" ideológico, na sua recusa das hierarquias de poder no discurso que nos fala, na sua opção por uma literatura menor (definida pela errância e pelo nomadismo) como exercício de cidadania.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Barbalet, J. M. (1989) A Cidadania. Lisboa: Estampa
Bernstein, Ch. (ed.).(1993)The Politics of Poetic Form. Poetry and Public Policy. New York: Roof Books
Dante Alighieri. (1996) Monarchy. Cambridge:CUP
Deleuze, G. & Guattari, F. (1986). Kafka:Toward a Minor Literature. Minneapolis: U. Minnesota Press
Fairclough, N. (2001). Language and Power. Harlow: Pearson Education Ltd.
Foucault, M. (1988). As Palavras e as Coisas. Lisboa: Ed.70
Kantorowicz, E. H. (1985) The King’s Two Bodies. A Study in Medieval Political Theology. Princeton:Princeton U.P
Perloff, M. (1986). The Futurist Moment. Avant-Garde, Avant Guerre, and the Language of Rupture. Chicago: University of Chicago Press.
Rousseau, J-J. (1968)Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Lisboa: Portugália
Santos, B. S. (2007).“Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes”.http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/150_Para%20alem%20do%20pensamento%20abissal_RCCS78.pdf