Técnicas de Avaliação em Atividade Física Adaptada

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02029052
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados.

A avaliação deste módulo terá por base a realização de um trabalho de campo acerca de um tópico discutido durante as aulas (100%).

Resultados de Aprendizagem

Promover o conhecimento científico teórico-prático e os skills de avaliação da resistência aeróbia, da força, da velocidade, da flexibilidade e da agilidade, bem como da atividade física em populações especiais, respeitando as necessidades específicas desta população no âmbito da saúde e do bem-estar.

Estágio(s)

Não

Programa

Metodologias de avaliação da resistência aeróbia visando o controlo do treino em grupos especiais: Teste de terreno e laboratoriais, aplicações no contexto dos grupos especiais

Metodologias de avaliação da força muscular visando o controlo do treino em grupos especiais: Teste de terreno e laboratoriais, aplicações no contexto dos grupos especiais

Metodologias de avaliação da flexibilidade e da velocidade visando o controlo do treino em grupos especiais: Teste de terreno e laboratoriais, aplicações no contexto dos grupos especiais

Metodologias de avaliação da atividade física em grupos especiais: crianças, idosos e grupos com deficiência.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

Lockette, K. & Keyes, A.M. (1994). Conditioning with physical disabilities. Human Kinetics.

Miller, P. (1995) Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.

Winnick,J. ; Short, F. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics, USA.

ACSM`s (2009). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (6th Edition). Lippincott: Williams & Wilkins

Balic, M. G., Mateos, E.C., Blasco, C.G., & Fernhall, B. (2000). Physical fitness levels of physically active and sedentary adults with Down syndrome. Adapted Physical Activity Quarterly, 17: 310-321