Dramaturgia e Escrita Teatral

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02028898
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

Serão adoptadas metodologias que combinam seminário e orientação tutorial. O trabalho incluirá, por um lado, um projeto de escrita para teatro, através da elaboração individualizada de um texto curto/monodrama. Por outro lado, serão efetuadas leituras em grupo de textos teóricos fundamentais para o entendimento da matéria do seminário. Ao longo do semestre serão igualmente convidados dois dramaturgos para partilharem a sua prática e relação com a escrita para teatro.

Resultados de Aprendizagem

Partindo do estatuto do drama na modernidade, a unidade curricular propõe uma introdução às mais recentes questões colocadas pela escrita para teatro, que os alunos devem no final ficar a conhecer, quanto aos seus protagonistas, conceitos dominantes e implicações para a escrita teatral na contemporaneidade. Para além desse objetivo, os alunos devem igualmente conhecer as estéticas textuais que percorrem as principais dramaturgias europeias, dominar o debate sobre o pós­-dramático, assim como compreender a relação de nova ordem que se vem estabelecendo entre disciplinas artísticas, nomeadamente entre o teatro, a dança e a performance. Neste contexto, o objetivo final é colocar os alunos em condições de efetuarem um exercício acompanhado de escrita teatral, que possa traduzir uma experiência prática com os diversos registos presentes na dramaturgia de hoje.

Estágio(s)

Não

Programa

I) Conceitos:

1) Distinguir conceitos: literatura, teatro, drama, texto dramático, texto teatral, dramaturgista, dramaturgo;

2) Definições do termo “dramaturgia”;

3) O que é um texto? Texto performativo, texto de encenação e texto literário.

II) Escrita e estéticas textuais:

1) A origem das fissuras no drama moderno a partir das dramaturgias de Tchékov, Ibsen e Strindberg.

2) Do Drama Absoluto de Hegel ao Drama Épico de Piscator e Brecht; Diálogo com Peter Szondi;

3) A escrita para palco: produzir sentido através da literatura. A delimitação do espaço cénico como condição para uma “literatura aplicada”. Diálogo com Bruno Tackels e Hans­ Thies Lehmann;

4) A Forma mutante do drama, texto rapsódico enquanto resistência do drama. Diálogo com Jean­Pierre Sarrazac e Hans­Thies Lehmann;

III. Exercício acompanhado de escrita para teatro.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel de Matos Moura da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

BILLINGHAM, P. 2013 “Write on!Practical Strategies for Developing Playwriting”, Harper, G.ed. A Companion to Creative Writing. Wiley-Blackwell 71-85.

CASTAGNO, P. C. 2019 Collaborative Playwriting. Polyvocal Approaches from the EU Collective Plays Project. Routledge

CHABOT, C. 2007 «Un Panorama des Écritures Théâtrales Contemporaines».Théâtre contemporain:écritures textuelle, écriture scénique n184. ThéâtrePublic

DANAN, J. 2010 O que é a Dramaturgia? Editora Licorne.

DANAN, J. 2012 L’Atelier d’Écriture Théâtrale. Actes Sud Papiers

JEFFREYS, S. 2019 21st Century Playwriting, A Manual of Contemporary Techniques, Smith & Kraus.

LEHMANN, H.T. 2016 O Teatro Pós­dramático. Orfeu Negro

PAVIS, P. 2018 “Da Análise de Textos ou Espetáculos às Oficinas de Escrita Dramática” In: Rev.Bras.Estud.Presença, v8 n1, p117-150

SARRAZAC, J.P, et al. 2007 La Réinvention du Drame. Centre Études Théâtrales

TACKELS, B. 2007 Rodrigo García. Les solitaires intempestifs.