Dramaturgia e Escrita Teatral
1
2021-2022
02028898
Artes
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nivel C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
Serão adoptadas metodologias que combinam seminário e orientação tutorial. O trabalho incluirá, por um lado, um projeto de escrita para teatro, através da elaboração individualizada de um texto curto/monodrama. Por outro lado, serão efetuadas leituras em grupo de textos teóricos fundamentais para o entendimento da matéria do seminário. Ao longo do semestre serão igualmente convidados dois dramaturgos para partilharem a sua prática e relação com a escrita para teatro.
Resultados de Aprendizagem
Partindo do estatuto do drama na modernidade, a unidade curricular propõe uma introdução às mais recentes questões colocadas pela escrita para teatro, que os alunos devem no final ficar a conhecer, quanto aos seus protagonistas, conceitos dominantes e implicações para a escrita teatral na contemporaneidade. Para além desse objetivo, os alunos devem igualmente conhecer as estéticas textuais que percorrem as principais dramaturgias europeias, dominar o debate sobre o pós-dramático, assim como compreender a relação de nova ordem que se vem estabelecendo entre disciplinas artísticas, nomeadamente entre o teatro, a dança e a performance. Neste contexto, o objetivo final é colocar os alunos em condições de efetuarem um exercício acompanhado de escrita teatral, que possa traduzir uma experiência prática com os diversos registos presentes na dramaturgia de hoje.
Estágio(s)
NãoPrograma
I) Conceitos:
1) Distinguir conceitos: literatura, teatro, drama, texto dramático, texto teatral, dramaturgista, dramaturgo;
2) Definições do termo “dramaturgia”;
3) O que é um texto? Texto performativo, texto de encenação e texto literário.
II) Escrita e estéticas textuais:
1) A origem das fissuras no drama moderno a partir das dramaturgias de Tchékov, Ibsen e Strindberg.
2) Do Drama Absoluto de Hegel ao Drama Épico de Piscator e Brecht; Diálogo com Peter Szondi;
3) A escrita para palco: produzir sentido através da literatura. A delimitação do espaço cénico como condição para uma “literatura aplicada”. Diálogo com Bruno Tackels e Hans Thies Lehmann;
4) A Forma mutante do drama, texto rapsódico enquanto resistência do drama. Diálogo com JeanPierre Sarrazac e HansThies Lehmann;
III. Exercício acompanhado de escrita para teatro.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel de Matos Moura da Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
BILLINGHAM, P. 2013 “Write on!Practical Strategies for Developing Playwriting”, Harper, G.ed. A Companion to Creative Writing. Wiley-Blackwell 71-85.
CASTAGNO, P. C. 2019 Collaborative Playwriting. Polyvocal Approaches from the EU Collective Plays Project. Routledge
CHABOT, C. 2007 «Un Panorama des Écritures Théâtrales Contemporaines».Théâtre contemporain:écritures textuelle, écriture scénique n184. ThéâtrePublic
DANAN, J. 2010 O que é a Dramaturgia? Editora Licorne.
DANAN, J. 2012 L’Atelier d’Écriture Théâtrale. Actes Sud Papiers
JEFFREYS, S. 2019 21st Century Playwriting, A Manual of Contemporary Techniques, Smith & Kraus.
LEHMANN, H.T. 2016 O Teatro Pósdramático. Orfeu Negro
PAVIS, P. 2018 “Da Análise de Textos ou Espetáculos às Oficinas de Escrita Dramática” In: Rev.Bras.Estud.Presença, v8 n1, p117-150
SARRAZAC, J.P, et al. 2007 La Réinvention du Drame. Centre Études Théâtrales
TACKELS, B. 2007 Rodrigo García. Les solitaires intempestifs.