Dramaturgia e Escrita Teatral
1
2019-2020
02028898
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua portuguesa e inglesa.
Métodos de Ensino
Serão adotadas metodologias teórico-práticas. O trabalho incluirá, por um lado, um projeto de escrita para teatro, através da elaboração individualizada de um texto curto/monodrama. Por outro lado, serão efetuadas leituras em grupo de textos teóricos fundamentais para o entendimento da matéria do seminário. Ao longo do semestre serão igualmente convidados dois dramaturgos para partilharem a sua prática e relação com a escrita para teatro.
Resultados de Aprendizagem
Partindo do estatuto do drama na modernidade, a unidade curricular propõe uma introdução às mais recentes questões colocadas pela escrita para teatro, que os alunos devem no final ficar a conhecer, quanto aos seus protagonistas, conceitos dominantes e implicações para a escrita teatral na contemporaneidade. Para além desse objectivo, os alunos devem igualmente conhecer as estéticas textuais que percorrem as principais dramaturgias europeias, dominar o debate sobre o pós-dramático, assim como compreender a relação de nova ordem que se vem estabelecendo entre disciplinas artísticas, nomeadamente entre o teatro, a dança e a performance. Neste contexto, o objectivo final é colocar os alunos em condições de efectuarem um exercício acompanhado de escrita teatral que possa traduzir uma relação informada com a dramaturgia hoje.
Estágio(s)
NãoPrograma
I) Conceitos:
1) Distinguir conceitos: literatura, teatro, drama, texto dramático, texto teatral, dramaturgista, dramaturgo;
2) Definições do termo “dramaturgia”;
3) O que é um texto? Texto performativo, texto de encenação e texto literário.
II) Escrita e estéticas textuais:
1) A origem das fissuras no drama moderno a partir das dramaturgias de Tchékov, Ibsen e Strindberg.
2) Do Drama Absoluto de Hegel ao Drama Épico de Piscator e Brecht. Diálogo com Peter Szondi;
3) A escrita para palco: produzir sentido através da literatura. A delimitação do espaço cénico como condição para uma “literatura aplicada”. Diálogo com Bruno Tackels e Hans-Thies Lehmann;
4) A Forma mutante do drama, texto rapsódico enquanto resistência do drama.
Diálogo com Jean-Pierre Sarrazac e Hans-Thies Lehmann;
III) Exercício acompanhado de escrita para teatro.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel de Matos Moura da Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
CHABOT, Clyde (2007) «Un Panorama des Écritures Théâtrales Contemporaines». Théâtre contemporain: écritures textuelle, écriture scénique, nº 184. Gennevilliers: Théâtre Public
DANAN, Joseph. (2005) «Action(s)», Lexique du drame moderne et contemporain. Paris: Circé
DANAN, Joseph (2010) O que é a Dramaturgia?. Évora: Editora Licorne
LEHMANN, Hans-Thies (2002) Le Théâtre postdramatique. Paris: L’Arche
RYNGAERT, Jean-Pierre e SERMON, Julie (2006) Le personnage Théâtral contemporain: décomposition, recomposition. Paris: éditions théâtrales
SARRAZAC, Jean-Pierre (2002) O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras
SARRAZAC, Jean Pierre, NAUGRETTE, Catherine (2007) La Réinvention du Drame (Sous l’Influence de la Scène). Louvain-la-Neuve: Centre Études Théâtrales
SZONDI, Peter (2005) Théorie du Drame Moderne. Paris: Circé
TACKELS, Bruno (2007) Rodrigo Garcia – Écrivains de plateau. Besançon: Les solitaires intempestifs.